Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/8873
Título: A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência?
Autores: Ribeiro, Marisa Batista
Orientadores: Tomás, João Pedro da Cruz Fernandes, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PEDAGOGIA
FORMAÇÃO
ENSINO
ESCOLAS
EMPREENDEDORISMO
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
PEDAGOGY
TRAINING
TEACHING
SCHOOLS
ENTREPRENEURSHIP
Resumo: A presente dissertação nasce da necessidade de desenvolver uma Pedagogia de Excelência na Escola, num movimento inovador de práticas, ações e formações para que todos os stakeholders dela façam parte. É necessário, provocar transformações significativas nos alunos e despertar a escola à disseminação ética, política, estética e social. Na Sociedade do Conhecimento os profissionais são capacitados, motivados, inventivos, criativos, proativos, empreendedores, éticos e transformam informações em conhecimento. Construir um diálogo na Escola, identificando os fatores que afetam a qualidade de ensino, é fundamental. Foi efetuado um levantamento e análise (in loco) de um Agrupamento de Escolas e propôs-se uma abordagem humanista, técnica e social de transformação, englobando todos os intervenientes (stakeholders). É fulcral a esperança, para que a organização sozinha, consiga transformar-se. Para tanto, urge um projeto educativo coletivo e real que desenvolva o aprimoramento na formação dos professores, pais, alunos e auxiliares, e uma liderança proativa e humana. Todos devem ser cúmplices para envolver, ensinar e empreender.
This master thesis stems from the need to develop a Pedagogy of Excellence in School, in an innovative movement of practices, actions and training to make all stakeholders part of it. It is necessary to cause significant changes in students and awaken the school to the ethic, political, aesthetic and social dissemination. In the Knowledge Society, professionals are trained, motivated, inventive, creative, proactive, entrepreneurial, ethical, and transform information into knowledge. Build a dialogue at School, identifying the factors that affect the quality of education, is fundamental. It was conducted a survey and analysis (in loco) of a School Grouping and proposed a humanistic, technical and social transformation approach, involving all stakeholders. Hope is crucial for that an organization alone can become transformed. Therefore, it is urgent a collective and real educational project that develops the training of teachers, parents, students and assistants, and a proactive and human leadership. Everyone should be accomplices to engage, teach and be an entrepreneur.
Descrição: Orientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomaz
URI: http://hdl.handle.net/10437/8873
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marisa Batista Ribeiro_Dissertação_ISLA_MGRH_2016.pdfDissertação de Mestrado1.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.