Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/8664
Título: A educação inclusiva: uma estratégia que responde a todos
Autores: Anica, Gertrudes Maria Belas
Silva, Maria Odete Emygdio da
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SPECIAL EDUCATION
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INCLUSIVE EDUCATION
PARALISIA CEREBRAL
CEREBRAL PALSY
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA
AUGMENTATIVE COMUNICATION
APOIO EDUCATIVO
EDUCATIONAL SUPPORT
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A paralisia cerebral é um dos factores que frequentemente leva a graves perturbações na comunicação. Estas limitações causam enormes barreiras no desenvolvimento dos indivíduos, sendo importante proporcionar àqueles que apresentam disfunções na comunicação os meios para se expressarem e comunicarem. A comunicação aumentativa tem como objectivo proporcionar as ajudas técnicas específicas que ampliem as capacidades de expressão permitindo compensar as disfunções comunicativas e proporcionar a comunicação, a aprendizagem, a interacção, a autonomia, melhorando as competências globais dos indivíduos e possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida. Este trabalho resultou da intervenção fundamentada nos pressupostos e nos procedimentos da intervenção-acção com uma aluna com Paralisia Cerebral e sem linguagem oral, com o objectivo de melhorar os seus níveis de interacção com os pares, os professores e os familiares. Esta intervenção centrou-se no desenvolvimento e na aplicação de um sistema aumentativo de comunicação e numa perspectiva ecológica de desenvolvimento, promoveu uma maior adaptação da aluna ao meio envolvente, a sua inclusão na turma e a sua socialização na comunidade escolar.
Cerebral palsy is a factor that often leads to severe disruption in communication. This limitation causes enormous barriers in individual’s development, making it important to offer those with communication disabilities the means to express themselves and to communicate. The augmentative communication aims to provide the specific technical assistance which amplifies the expression capacity compensating the communicative disorders and therefore allowing the communication, learning, interaction and autonomy, improving the individual global competencies and providing them with a better quality of life. This work resulted from the intervention based on the assumptions and procedures of the intervention-action with a student with cerebral palsy and without oral language, in order to improve their levels of interaction with peers, teachers and family. The intervention focused in the development and implementation of an augmentative communication system to, from an ecologic development perspective, promote a larger adaptation of the student to her surroundings and class inclusion.
Descrição: Entretextos
URI: http://hdl.handle.net/10437/8664
ISSN: 2183-2102
Aparece nas colecções:Entretextos (2010)

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