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http://hdl.handle.net/10437/8193
Título: | Escolas a bordo : instituições de formação de marinheiros no Brasil e em Portugal |
Autores: | Lima, Solyane Silveira |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCATION APRENDIZAGEM LEARNING ESCOLAS PROFISSIONAIS PROFESSIONAL SCHOOLS ESCOLA NAVAL BRASIL BRAZIL PORTUGAL NAVAL ACADEMY |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre as instituições de
formação de crianças e jovens nos saberes-fazer de marinheiros, tanto
no Brasil como em Portugal no final do século XIX. Para tanto o texto
está organizado em três momentos: inicialmente dissertaremos a respeito
da proposta educativa e do funcionamento das Companhias de
Aprendizes Marinheiros do Brasil e em seguida analisaremos as Escolas
de Alunos Marinheiros Portuguesas. Por fim, procederemos a uma
comparação das duas instituições demonstrando a importância dessa
modalidade educacional para os desvalidos, considerando a realidade
do Brasil e de Portugal à época. Ressalta-se que a presente análise está
alicerçada nos estudos da história da educação social e nas contribuições
do sociólogo Norbert Elias. As fontes brasileiras que deram suporte
para a realização desse estudo foram as seguintes: legislação nacional,
relatos de governo, mensagens presidenciais, correspondências e ofícios
diversos. E das portuguesas analisámos legislação, regulamentos
da instituição, ofícios, mapas de inspeção, fichas e atestados dos alunos.
Assim compreendemos que as duas instituições estudadas foram
muito importantes para a compreensão dessa modalidade de educação
voltada para os pobres e marginalizados, contribuindo para a incorporação
social de crianças e jovens desvalidos, um tipo de aprendizagem
que se dava a bordo. The purpose of this article is to establish relationships between the training institutions for children and youths in forming of sailors, both in Brazil and Portugal in the late XIX century. For this reason, the text is organized into three stages, namely: Initially we are going to discourse about the educational program and the operation of the Sailor Apprentices Companies of Brazil and then analyze the Portuguese Sailor Students Schools. Finally, we are going to relativize the two institutions demonstrating the importance of this educational model for the underprivileged, considering the reality of Brazil and Portugal at the time. It is emphasized that this analysis is based on the studies of social education history and the contributions of the sociologist Norbert Elias. The Brazilian sources that gave support to conduct this study were: national legislation, government reports, presidential messages, correspondence and various official documents. And the Portuguese sources used were: legislation, institution regulations, official documents, inspection maps, students’ records and attests. In this way we understand that both studied institutions were very important towards the understanding of the education model that was focused on the poor and marginalized, which contributed to the social incorporation of disadvantaged children and youths, a type of learning that used to be taught on board. L’objectif de cet article est d’établir des relations entre les institutions de formation d’enfants et de jeunes en ce qui concerne le se faire marin au Brésil autant qu’au Portugal, vers la fin du XIXème siècle. Pour cela, le texte a été divisé en trois moments, qui seront présentés maintenant: D’abord, nous avons parlé de la proposition éducative et du fonctionnement des Compagnies d’Apprenants Marins du Brésil et après nous avons analysé les Écoles d’Élèves Marins Portugaises. Ensuite, nous avons créé une relation entre les deux institutions pour montrer l’importance de cette modalité d’éducation pour les sans pauvre, ayant en considération la réalité du Brésil et du Portugal à cette époque-là. Il faut ressortir que cette analyse-là est fondée sur les études de l’histoire de l’éducation sociale et dans les contributions du sociologue Norbert Elias. Les sources brésiliennes qui ont donné le support pour la réalisation de cette étude ont été: la législation nationale, des rapports du gouvernement, des messages présidentiels, des lettres et des dépêches divers. Et par rapport les sources portugaises ont été: la législation, des règlements de l’institution, des dépêches, des cartes d’inspection, des fiches et des attestations des élèves. De cette façon nous pouvons comprendre que les deux institutions ont été très importantes pour la compréhension de cette modalité d’éducation concentrée dans les pauvres et marginalisés car elles ont beaucoup contribuée pour l’incorporation sociale d’enfants et de jeunes sans défense, un type d’apprentissage donné à bord. El propósito de este artículo es establecer relaciones entre las instituciones de formación para los niños y jóvenes marineros, tanto en Brasil como en Portugal a finales del siglo XIX. El texto está organizado en tres etapas: Inicialmente se abordarán el programa educativo y el funcionamiento de las Empresas Aprendices Marineros de Brasil. A continuación, serán analizadas las Escuelas Estudiantes marineros portugueses. La tercera etapa es relacionada a la comparación de las dos instituciones, teniendo en cuenta la realidad de Brasil y Portugal del siglo XIX, que demuestran la importancia de esta modalidad educativa para los más desfavorecidos. Las análisis están basadas en los estudios de la historia de la educación y en las contribuciones del sociólogo Norbert Elias. Las fuentes brasileñas que dieron apoyo para llevar a cabo este estudio fueron: la legislación nacional, los informes del gobierno, los mensajes presidenciales, la correspondencia, y documentos diversos. Y los portugueses fueron: legislación, los reglamentos de la institución, los registros de inspección mapas y certificados de los estudiantes. Los análisis mostraron que las instituciones eran muy importantes para la comprensión de este tipo de educación para los pobres y marginados, contribuyendo a la inclusión social de niños y jóvenes desfavorecidos, un tipo de aprendizaje que se produjo a bordo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/8193 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 35 (2017) |
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