Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/7853
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Lígia Paula Simões Esteves Nunes Pereira da, orient.
dc.contributor.authorMagalhães, Tiago André Santos
dc.date.accessioned2017-04-05T14:57:26Z
dc.date.available2017-04-05T14:57:26Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/7853
dc.descriptionOrientação: Ligia Paula Simões Esteves Nunes Pereira da Silvapt
dc.description.abstractApós séculos de observação, o Homem encontra um padrão que se repete na sua envolvente, tanto na natureza, desde o número de filas presentes numa pinha e girassóis e na distribuição das folhas de várias plantas de forma a captar mais luz solar, assim como na estrutura do corpo humano, em que a sua razão é φ (≈1.618), denominando de proporção áurea. Foi utilizada no século V a.C. por Phídeas, nas dimensões do Parthenon, em Atenas, e apresentado sobre forma de sequência númerica, no século XII por Fibonacci, com o exemplo de reprodução de coelhos. Já no século XX, Le Corbusier estuda e utiliza a proporção áurea na concepção do Modulor, com o objectivo de integrar a escala humana a edifícios da arquitectura moderna. Actualmente, esta proporção é aplicada nas áreas de design, arte, fotografia, arquitectura e até mesmo na bolsa de valores como forma de prever o declive nas acções. Estes conceitos são aplicados na elaboração do projecto da Escola de Dança, com implantação na Quinta da Conceição, Leça da Palmeira. Em alçados sobre forma de rectângulos de ouro e nas plantas em secções com esta proporção.pt
dc.description.abstractAfter centuries of observation, man has found a pattern that repeates in his surroundings, both in nature, with the number of queues present in a pinecone and sunflowers or in the distribution of leaves in various plants in order to capture more sunlight, as well as in the structure of the human body, where its reason is φ (≈1.618), calling it the golden ratio. It was used in the fifth century BC by Phídeas, in the dimensions of the Parthenon in Athens, and presented in the form of numerical sequence, in the twelfth century by Fibonacci, through the example of breeding rabbits. In the twentieth century, Le Corbusier studies and uses the golden ratio in the design of the Modulor, with the aim of integrating the human-scale in modern architecture buildings. Currently, this ratio is applied to the areas of design, art, photography, architecture and even in stock exchange as a way to predict the slope in action. These concepts are applied in the projection of the Dance School, located in Quinta da Conceição, Leca da Palmeira. The elevations follow the form of a gold rectangle, and sections of the plans also have this ratio present.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURApt
dc.subjectARQUITETURApt
dc.subjectARCHITECTUREen
dc.subjectPROJETOS ARQUITETÓNICOSpt
dc.subjectARCHITECTURE PROJECTSen
dc.subjectPROPORÇÕESpt
dc.subjectPROPORTIONSen
dc.titleA proporção áurea: sua presença na pré-existência e na propostapt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201550482
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado Integrado em Arquitetura

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdfDissertação de Mestrado67.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.