Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/6774
Título: | Educação ambiental e representações sociais : concepções dos alunos e professores do ensino médio |
Autores: | Silva, Aleksandra Marcelino da |
Orientadores: | Brás, José Gregório Viegas, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCATION EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVIRONMENTAL EDUCATION REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOCIAL REPRESENTATIONS METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO RESEARCH METHODOLOGIES SOFTWARES SOFTWARE |
Resumo: | A Educação Ambiental na atualidade não é apenas uma competência que deve ser ministrada com a intenção de adicionar conhecimento aos alunos, e sim, como forma de desenvolver atitudes e
pensamentos proativos com vistas a um meio ambiente mais saudável. O presente trabalho se volta para análise e comparação das Representações Sociais dos professores e dos alunos do
Ensino Médio, em uma Escola Pública Estadual no interior de Pernambuco, acerca do conceito de
Educação Ambiental, comparando semelhanças e diferenças nas representações dos alunos que
residem no espaço urbano e rural. Destacam-se, no referencial teórico, autores como: Carvalho
(2008); Loureiro (2010); Reigota (2008); Moscovici (1978); Alves Mazzotti (2008); Libâneo
(2005); Souza (2009); Dayrell (2007). Os participantes da pesquisa foram 10 (dez) professores e 209 (duzentos e nove) alunos do Ensino Médio. A metodologia usada foi qualitativa e
quantitativa e optou-se por um Estudo de Caso. Os dados foram coletados através de questionário
e entrevista e analisados na linha teórica do software Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A
análise das informações obtidas revelou uma concepção de Educação Ambiental que exige uma
releitura do ambiente por parte da coletividade (professores e alunos) e incide sobre a instituição
escolar a sistematização e planejamento de estratégias educacionais que oportunizem aos
indivíduos uma prática dialógica com a temática ambiental. Nowadays, the environmental education is not a competence that must be ministered with the intention to add knowledment to the students, but also a way to develope their actions and proactives thoughts with a vision to a more healthful environment. The present work turns to analysis and comparation of the social representations of the teachers an students of the intermediate teaching in a state public school in the inland of Pernambuco, and about the concept of environmental education, comparing similarities and differences according to the representations of the students that live in the rural and urban area. According to the referencial the following authors are detached: Carvalho (2008); Loureiro (2010); Yin (2005); Reigota (2008); Moscovici (1978); Alves Mazzotti (2008); Libâneo (2005); Souza (2009); Dayrell (2007). Those who participated in the researth were 10 (ten) teachers and 209 (two hundred and nine) students of the intermediate teaching. The methodology used was qualitative and quantitative and the study of case was chosen. The data was collected through questions and interviews in the theoretical line of the software Collective Subject Discourse (CSD). The analisys of the required information showed a conception of Environmental Education that demands a rereading of the environment through the collectivity (teachers and students) and it happens in a schooling institution a systematization and planning of educational strategies that give to the persons a practical dialogy with a thematic environment. |
Descrição: | Orientação: José Gregório Viegas Brás |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/6774 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aleksandra_Marcelino_Silva.pdf | 3.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.