Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/6360
Título: | O ensino-aprendizagem de inglês Instrumental em cursos de graduação da área de saúde de Instituições de Ensino Superior em Manaus |
Autores: | Arévalo, Paula Haro |
Orientadores: | Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS LÍNGUA INGLESA ENSINO SUPERIOR SAÚDE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO BRASIL MANAUS EDUCATION LEARNING TEACHING LANGUAGE LEARNING ENGLISH LANGUAGE HIGHER EDUCATION HEALTH TRAINING NEEDS BRAZIL MANAUS |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo principal fazer uma comparação entre alguns
aspectos relacionados às pessoas e ao ensino-aprendizagem do Inglês para Fins Específicos ou
Instrumental, dentro do contexto acadêmico dos cursos de saúde de duas universidades na
cidade de Manaus; e como objetivo específico proporcionar subsídios teóricos metodológicos
para um melhor desenvolvimento desse processo. A fundamentação teórica deste trabalho está
baseada em estudos dos teóricos Hutchinson e Waters (1987), Jordan (1997), Robinson
(1991), e Widdowson (1983) cujas pesquisas estão voltadas à Abordagem Instrumental para o
ensino de línguas, da qual Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes -
EAP) faz parte. Segundo a natureza do objeto deste estudo optamos por aplicar a metodologia
quanti-qualitativa, pois os dados foram analisados, tanto quantitativa, como qualitativamente.
Para alcançar os objetivos propostos foi aplicado um questionário aos alunos, que já haviam
cursado a disciplina Inglês Instrumental em períodos anteriores em relação à época da
realização da pesquisa. Em seguida, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os
professores da respectiva disciplina de cada instituição. A pesquisa foi realizada com 43
alunos e 02 professores em duas instituições de ensino superior da cidade de Manaus, sendo
uma privada e outra pública. Nas considerações finais verificou-se o não alcance, na sua mais
ampla magnitude, dos benefícios proporcionados pela abordagem instrumental durante as
aulas de Inglês Instrumental das duas turmas pesquisadas. The core objective of this research is to produce a comparative study between aspects related to people and the teaching-learning process of the English language for Specific Purposes or Instrumental Use within the academic context of health courses provided by two universities located in the city of Manaus; and the specific objective is to provide methodological and theoretical subsidies for a better development of the referred to process. Theoretic support for the undertaking of this research will be supplied by academics such as Hutchinson and Waters (1987), Jordan (1997), Robinson (1991) and Widdowson (1983), the works and studies of which are related to the Instrumental Approach for language teaching, of which English for Academic Purposes (EAP) is an integrant part of. According to the nature of the objective of the present research, we opted to apply quanti-qualitative research, because data were analyzed both quantitatively, as well as qualitatively. A questionnaire was applied to students who had already received lessons in Instrumental English previous to the period in which this study was carried out. After this first moment, we undertook semi-structured interviews with teachers of the referred to subject in each of the Universities. Research was undertaken with 43 students and 2 professors in both education institutions in the city of Manaus, being it that one of them is of the public sphere and the other a private University. In the conclusion of this work it was noticed that the achievement of all the benefits which this approach use to provide during the EAP classes. |
Descrição: | Orientação: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino ; co-orientação: Óscar Conceição de Sousa |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/6360 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Paula_Haro.pdf | Dissertação de Mestrado | 2.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.