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Título: Sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais e em currículo escolar de unidades de ensino fundamental de João Pessoa - Paraíba
Autores: Videres, Petronila Mesquita
Orientadores: Lima, Marisete Fernandes de, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
SEXUALIDADE
ESCOLAS
PLANEAMENTO CURRICULAR
BRASIL
JOÃO PESSOA
EDUCATION
SEXUALITY
SCHOOLS
CURRICULUM PLANNING
BRAZIL
JOÃO PESSOA
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade analisar a inclusão do tema sexualidade previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no Currículo Escolar de Escolas Públicas de Ensino Fundamental em João Pessoa – PB. Optamos por uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, para que por meio das entrevistas individuais semiestruturadas pudéssemos obter informações sobre como está sendo abordado o tema sexualidade em sala de aula. A amostra constituiu-se de dez estudantes e seis professores de duas escolas públicas de ensino fundamental. É importante destacar que a sexualidade humana envolve diversos fatores os quais determinam conceitos, preconceitos e mitos oriundos de uma sociedade que interfere na sexualidade como um instrumento de repressão. Os PCN foram organizados pelo Ministério da Educação com a intenção de aumentar a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, servindo de orientação na organização do currículo nas escolas do Ensino Fundamental e Médio brasileiro, para tanto, o mesmo foi organizado de forma a corresponder à praticidade de manuseio do professor em sua aplicação. Os temas transversais nos PCN sugerem a orientação para trabalhar a sexualidade nas escolas precisamente para que os conteúdos obtenham um enfoque crítico e reflexivo, de modo que os alunos não apenas recebam informações, mas que possam compreender a importância de inserir em sua rotina diária as orientações compartilhadas, objetivando vivenciar uma vida sem discriminações e preconceitos, mas que o valor maior seja uma vida sexual saudável, prazerosa, consciente e responsável, uma vez que se detecta grande índice de gravidez precoce, aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis, constatado através das pesquisas citadas no decorrer da revisão de literatura. As considerações finais apontam que os alunos adquirem informações sobre sexualidade fora da educação formal; que a sexualidade é pouco ou quase nada discutida e quando tratada, é vinculada unicamente ao fator biológico e questões relacionadas com a reprodução e métodos de prevenção, não incluindo a abrangência além da dimensão da saúde. Não foi detectada a natureza transdisciplinar na abordagem da sexualidade no currículo escolar, este enfoque foi sugerido para ser abordado nas disciplinas de ciências. A pesquisa demonstrou que não existem programas de orientação sexual desenvolvidos pelas escolas e as questões são abordadas de modo pontual e sem perspectiva de um processo contínuo. Os alunos acreditam ser significativo ter a escola como fonte de informação para a compreensão do tema, porém, os próprios professores não assimilaram o quanto é fundamental inserir nos conteúdos curriculares e programáticos, o caráter condutor dos PCN.
This research aims to analyze the inclusion of the theme "sexuality” as foreseen in the National Curriculum Parameters (PCN) into the Curriculum of Public Elementary School Units in João Pessoa – Paraíba. We have chose a qualitative research, of a descriptive kind, so that through semi-structured individual interviews we could obtain information about how the sexuality theme is being approached in the classrooms. Te sample consisted of ten students and six teachers of two public elementary schools. It is important to emphasize that human sexuality involves many factors which determine concepts, prejudices and myths that come from a society that interferes in sexuality as an instrument of repression. The PCN were organized by the Ministry of Education with the intent of increasing the efficiency of the teachinglearning process, to provide guidance in the organization of the curriculum in Brazilian schools of elementary and high school and, for that, it was organized to match the practical handling of the teacher in its application. The transversal themes in the PCN suggest guidance for dealing with sexuality in schools precisely so that the contents get a critical and reflective focus, so that students not only receive information, but they can understand the importance of putting into their daily routine the shared guidelines, aiming to be able to experience a life without taboos, discrimination and prejudice, but so that the most important is a healthy, joyful, conscious and responsible sex life, since it has been detected a great index of early pregnancy, an increase in cases of sexually transmitted diseases, found by the researches quoted at the bibliographic review. The final considerations show that the students acquire information about sexuality outside of formal education; that sexuality is hardly ever discussed and when treated, it is uniquely linked to biological factors and issues related to reproduction and prevention methods, not including a scope beyond the health subject. We did not detect any transdisciplinarity at the approach of sexuality at the school curriculum. This approach was suggested to be used at the sciences classes. The research has shown that there are no sexual orientation programs developed by schools and the issues are approached in a spotting way without any perspective of a continuum process. The students believe it is important to have school as a source of information to the comprehension of the theme, however, teachers themselves did not assimilate how much it is fundamental to include the guiding nature of the PCN at the school curriculum and program.
Descrição: Orientação: Marisete Fernandes de Lima ; co-orientação: Ana Carita
URI: http://hdl.handle.net/10437/6341
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Mestrado em Ciências da Educação

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