Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/5907
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Óscar Conceição de, orient.
dc.contributor.authorSouza, Laudiceia Firmino de
dc.date.accessioned2015-01-16T11:30:14Z
dc.date.available2015-01-16T11:30:14Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/5907
dc.descriptionOrientação: Óscar Conceição de Sousa ; co-orientação: Márcia Karina da Silva Luizpt
dc.description.abstractCom o objetivo de avaliar a contribuição dos livros didáticos das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia e Ciências para a construção dos objetivos propostos pela Lei n.º 9.795/99 e outros documentos dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, relacionados à educação ambiental, procedeu-se a pesquisa qualitativa, construída mediante o concurso de conhecimentos apresentados no estado da arte quanto à conceituação e importância da educação ambiental, a elaboração dos livros no Programa Nacional do Livro Didático, no Brasil, bem como a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. A partir da análise inicial do conteúdo dos livros, a primeira categoria de análise foi Natureza, com subcategorias relativas a elementos físicos, químicos e biológicos, desenvolvimento sustentável e desequilíbrio ambiental. As três outras categorias disseram respeito à Cidadania, Ética e Legislação. A partir da leitura de cada livro, procedeuse à classificação dos conteúdos abordados nas categorias, da qual resultaram sete quadros comparativos, que serviram de base para a redação dos resultados e da discussão. Identificouse que os textos apresentados nos textos didáticos de todos os livros analisados mantiveram ênfase no cunho informativo, em detrimento de explicações que possibilitassem aos alunos a compreensão e a discussão das causas e as consequências de condutas que desrespeitam os preceitos da consciência ambiental, repousando a responsabilidade para o desencadeamento de tais contextualizações exclusivamente aos professores. Adicionalmente, identificou-se mau uso da língua portuguesa, bem como inadequação das ilustrações, por não manterem relação com o conteúdo textual. Considerou-se, finalmente, que tais livros eram primários, insuficientes para cumprir com os objetivos da educação ambiental.pt
dc.description.abstractIn order to evaluate the contribution of textbooks in the disciplines of History, Portuguese Language, Geography and Science for the construction of the objectives proposed by the Law n. º 9.795/99 and other documents of the Ministries of Environment an d Education, related to environmental education, we proceeded to qualitative research, built with the assistance of knowledge presented in the state of the art, regarding the concept and the importance of environmental education, the preparation of the boo ks in the National Textbook Program, in Brazil, as well as the careful use of methods, techniques and other procedures. From the initial analysis of the contents of books, the first category of analysis was Nature, with subcategories related to physical, c hemical and biological elements, sustainable development and environmental imbalance. The three other categories were Citizenship, Ethics and Law. From the reading of each book, we proceeded to the classification of content covered in the categories, which resulted in seven comparative charts, which served as the basis for writing the results and discussion. It was identified that the texts presented in all analyzed textbooks kept emphasis on informative nature, rather than explanations that would enable st udents to understand and discuss the causes and consequences of behaviors that disregard the precepts of environmental consciousness, the resting responsible for triggering such contextualization exclusively to teachers. Additionally, we identified misuse of the Portuguese language and inappropriateness of the illustrations, for not keeping relationship with the textual content. Finally we considered that these books were primary and insufficient to meet the goals of environmental educationen
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt
dc.subjectMANUAIS ESCOLARESpt
dc.subjectDIDÁTICApt
dc.subjectPOLÍTICA EDUCATIVApt
dc.subjectESCOLAS PÚBLICASpt
dc.subjectPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt
dc.subjectBRASILpt
dc.subjectPERNAMBUCOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectBRAZILen
dc.subjectPERNAMBUCOen
dc.subjectENVIRONMENTAL EDUCATIONen
dc.subjectTEXTBOOKSen
dc.subjectEDUCATIONAL POLICYen
dc.subjectSTATE SCHOOLSen
dc.subjectTEACHING-LEARNING PROCESSen
dc.subjectDIDACTICSen
dc.titleUm olhar sobre a educação ambiental: análise dos manuais do 5º ano adotados nas escolas públicas de Pernambucopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201252490
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Laudiceia Souza - Tese.pdfDissertação de Mestrado4.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.