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dc.contributor.advisorBrás, José Gregório Viegas, orient.pt
dc.contributor.authorSilva, Liane Guimarães
dc.date.accessioned2014-07-24T10:42:18Z
dc.date.available2014-07-24T10:42:18Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/5401
dc.descriptionOrientação: José Viegas Bráspt
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado junto à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José da Matta e Silva situada no Município de Sobral, no Estado do Ceará, Nordeste Brasileiro. O objetivo geral desta pesquisa éanalisar as razões que levam à indisciplina dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola Pública Municipal de Sobral – CE e a inclusão dos alunos indisciplinados dentro do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pela necessidade da compreensão subjetiva do sujeito. A coleta de dados foi realizada através da observação, entrevistas e levantamento de material documental. Assim, está dividido em duas partes: Parte I Introdução, Problema, Objetivos, Metodologia e Enquadramento Teórico; Parte II apresenta quatro capítulos: Capítulo I,a evolução histórica da educação especial no Brasil; Capítulo II, a formação pedagógica no ambiente escolar inclusivo, Capítulo III, uma breve investigação feita junto aos alunos, professores e gestores; e por fim, Capítulo IV, os resultados e as conclusões. Adotou-se o método de interpretação de sentidos, buscando-se apreender o contexto, as razões e as lógicas das falas dos sujeitos. Em linhas gerais, constatou-se que as razões que levam à indisciplina são decorrentes de vários fatores, principalmente familiares e sociais, no entanto, arealidade da educação brasileira está longe de ser inclusiva, apesar dos avanços observados. A problemática da indisciplinaescolar é, de fato, mais um obstáculo para que o aluno seja efetivamente inserido no processo de ensino e de aprendizagem.pt
dc.description.abstractThe present study was carried out at José da Matta e Silva Elementary School, in the city of Sobral, Ceará, Brazil. The aim of this research was to evaluate the reasons that lead the students from 3rd to 5thelementary school to be undisciplined and their inclusion on teaching and learning process. This is a qualitative research due to subjective nature of the data. It was obtained by observation, interview and searching in students’ files. This dissertation is organized in two parts: one part introduction, problem, objective, methodology andbibliographic review; two part presentationfour chapters: of the evolution history of special educationin Brazil, pedagogic upbringing within the school environment, interviews with students and school staff and, finally, the conclusion.The method of interpretation of meanings was used to capture the context, reasons and logic behind the given answers. It was found that indiscipline behavior depends on different factors, mainly family and social issues.However, the educational structure in Brazil cannot be consideredan inclusive one, spite of the advances. Student indiscipline is, in fact, an obstacle for the students to be included in the teaching and learning process.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectINDISCIPLINA ESCOLARpt
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt
dc.subjectPROCESSO DE APRENDIZAGEMpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSCHOOL INDISCIPLINEen
dc.subjectSOCIAL INCLUSIONen
dc.subjectLEARNING PROCESSen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOpt
dc.titleA indisciplina e a inclusão: estudo realizado com alunos do 3°ao 5° ano do Ensino Fundamentalpt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201252546
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Mestrado em Ciências da Educação

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