Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/4872
Título: Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da Escola Inclusiva
Autores: Silva, Maria Odete Emygdio da
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SPECIAL EDUCATION
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
INCLUSIVE EDUCATION
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
Editora: Edições Universitárias Lusófona
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.
URI: http://hdl.handle.net/10437/4872
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 25 (2013)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dados de Investigação.pdf100.73 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.