Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/4786
Título: O bullying na escola : a visão de professores e alunos do Ensino Médio de São João do Piauí – PI
Autores: Oliveira, Edjôfre Coelho de
Orientadores: Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ESCOLAS
BULLYING
PROFESSORES
MORAL
BRASIL
SÃO JOÃO DO PIAU
EDUCATION
SCHOOLS
BULLYING
TEACHERS
MORALITY
BRAZIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a percepção de professores e alunos de escolas públicas estaduais do município de São João do Piauí em relação ao bullying escolar entre alunos do ensino médio. O tema bullying tem sido estudado largamente nos campos da Educação, Psicologia e Direito, entre outros, referindo-se a atitudes hostis, agressivas e mesmo violentas que sistematicamente ocorrem nas relações interpessoais em contextos grupais. O interesse do pesquisador pelo tema decorreu do fato de que, na atualidade, muitos comportamentos de alunos por conta do bullying afetam o processo de ensino e aprendizagem e a vida social de crianças e adolescentes em idade escolar. Como coordenador pedagógico percebia que alguns pais o procuravam para conversar sobre os filhos que apresentavam resistência a irem para a escola, devido a experimentarem mal-estar, medo e sérias dificuldades na relação pessoal com seus colegas. Sentiam-se vítimas de zombaria, humilhação, ameaças, dentre outras hostilidades e agressões, que provocavam necessidade de ajuda. Como professor do ensino médio, percebia também a ocorrência desse fenômeno em alguns adolescentes no ambiente escolar, o que causava a preocupação que o motivou a realizar esta dissertação. A pesquisa pretendeu contribuir com seus resultados para que estudantes e profissionais dos campos da Educação e Psicopedagogia ampliem as reflexões sobre o tema e, ainda, discutir possíveis intervenções que possam prevenir ou minimizar o efeito do bullying escolar. Definiram-se como objetivos a serem alcançados analisar, no âmbito teórico, os temas socialização, atitudes, crenças, preconceitos sociais, formação da personalidade moral, bullying e educação moral e realizar pesquisa empírica sobre a percepção de professores e posicionamento de alunos sobre o bullying escolar. Optou-se pela pesquisa metodológica empírica de base qualitativa, utilizando a entrevista por questionários como instrumento para coleta de relatos, que foram interpretados com base na técnica de análise de conteúdo em sua dimensão qualitativa. Como resultado, verificou-se que o bullying está associado, em parte, a preconceitos sociais, a dificuldades decorrentes da formação moral de personalidades ligadas à fragilidade de modelos sociais encontrados no âmbito familiar e social. A pesquisa empírica revelou que os professores que dela participaram conheciam o problema, sabiam identificá-lo à luz dos parâmetros científicos e consideravam como causa a baixa autoestima das vítimas ou até mesmo dos agressores, o aprendizado de modelos agressivos oriundos das próprias famílias e o desejo do agressor de fortalecer o poder no âmbito grupal. Percebiam que as escolas costumavam intervir em relação ao bullying conversando a respeito em sala de aula, informando aos responsáveis sua ocorrência ou sugerindo intervenção de psicólogos primordialmente clínicos. Poucos participantes fizeram alusão ao trabalho de educação moral com objetivo preventivo, visando formar personalidade, atitudes morais e éticas favorecedoras do ajustamento e de melhores convivências sociais como alternativa para evitar o bullying.
This research aimed to study perceptions of teachers and students from state schools in São João do Piauí in relation to bullying school among middle school students. The theme of bullying has been studied extensively in the fields of Education, Psychology and Law, among others, referring to attitudes hostile, aggressive and even violent that systematically occur in interpersonal relationships in group contexts. The researcher's interest in the subject stemmed from the fact that, currently, many behaviors of students because of the bullying affect the process of teaching and learning and social life of children and adolescents of school age. As a pedagogical coordinator felt that some parents sought to talk about the children who showed resistance to going to school due to experience discomfort, fear and serious difficulties in personal relationships with their peers. They were victims of ridicule, humiliation, threats, harassment and aggression among others, causing need for help. As a high school teacher, also noticed this phenomenon in some teenagers in the school environment, which caused the concern that motivated him to make this dissertation. The research aimed to contribute with their results so that students and professionals from the fields of Education and Psychology broaden the discussions on the topic and also discuss possible interventions that could prevent or minimize the effect of school bullying. Were defined as goals to be achieved to analyze, in theory, socialization issues, attitudes, beliefs, social prejudices, the formation of moral personality, bullying and moral education and conduct empirical research on teachers' perception and positioning of students about bullying school. We opted for the empirical research methodology qualitative basis, using the interview questionnaire as a tool for collecting stories, which were interpreted based on the technique of content analysis in its qualitative dimension. As a result, it was found that bullying is associated, in part, the social prejudices, the difficulties arising from the moral formation of personalities linked to the fragility of social models found in the family and society. Empirical research found that teachers who participated were aware of the problem, identify it knew the light of scientific parameters and considered how it causes low self-esteem of the victims or even perpetrators, the learning of aggressive models from their own families and the desire of offender to strengthen the power within the group. They realized that the schools used to intervene in relation to talking about bullying in the classroom, responsible for informing their occurrence or suggesting involvement of primarily clinical psychologists. A few participants alluded to the work of moral education with the goal of prevention, in order to form character, moral and ethical attitudes that favor adjustment and better social cohabitation as an alternative to prevent bullying.
Descrição: Orientação: Emmanuel Sabino ; co-orientação: Ana Benavente
URI: http://hdl.handle.net/10437/4786
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O BULLYING NA ESCOLA - Edjôfre Coelho de Oliveira.pdfDissertação de Mestrado7.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.