Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/385
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbranja, Nuno Alexandre
dc.date.accessioned2009-01-26T16:41:53Z
dc.date.available2009-01-26T16:41:53Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.issn1647-0125
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/385
dc.descriptionCogitur, Journal of Tourism Studies
dc.description.abstractO mundo precisa de empreendedores, principalmente nos países em desenvolvimento. Os pequenos empreendimentos que transitam do sonho para o mercado são fundamentais para o desenvolvimento económico e social de qualquer região. A criação de empreendedores pode ocorrer por meio das instituições de ensino superior e as dinâmicas pedagógicas determinam as características e competências desenvolvi¬das pelos estudantes, permitindo identificar o perfil alcançado. Procurámos, por via de uma pesquisa exploratória, identificar a presença do enfoque do empreendedorismo em estudantes de turismo. Com uma intervenção pedagógica baseada numa educação empreendedora, que consistia no estabelecimento das prioridades de actuação dos docentes e nas adaptações necessárias aos conteúdos programáticos do curso em análise, desenvolveu-se uma investigação-acção por via de leituras, inquéritos por questionário e observação. Apresenta-se aqui uma pequena revisão bibliográfica dos principais autores que incidem os seus estudos neste tema, de forma a sustentar o nosso estudo.por
dc.formatapplication/pdf
dc.format.extent161570 bytes
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isopor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonas
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTURISMOpt
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt
dc.subjectENSINO SUPERIORpt
dc.subjectREVISÃO BIBLIOGRÁFICAPT
dc.subjectTOURISMEN
dc.subjectENTREPRENEURSHIPEN
dc.subjectHIGHER EDUCATIONEN
dc.subjectBIBLIOGRAPHIC REVIEWEN
dc.titleO empreendedorismo no ensino superior de turismopor
dc.typearticle
dc.description.abstract2The world needs entrepreneurs, mainly in developing countries. The small businesses that transiting from the dream to the market is essential to the economic and social development of any region. The creation of entrepreneurs can occur through universities and teaching dynamics determine the characteristics and skills developed by students, allowing identify the profile achieved. We tried, through an exploratory research, identify the presence of the focus of entrepreneurship in students of tourism. With an educational intervention based on entrepreneurial education, which consisted in the establishment of priorities for teachers' activities and the necessary adjustments to the programmatic content of the course under review, it has developed a research-action through readings, surveys by questionnaire and observation.eng
Aparece nas colecções:Cogitur : Journal of Tourism Studies nº 01 (2008)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_nunoabranja.pdf157.78 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.