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http://hdl.handle.net/10437/2849
Título: | O discurso supervisivo : a relação entre o desenvolvimento moral e o desejo de auto-atualização |
Autores: | Correia, Maria José de Sá |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO MORAL |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O objetivo desta apresentação é tentar ligar o desenvolvimento moral ao desejo de autoatualização no âmbito do discurso supervisivo. Assim, pretendemos revelar que as relações, nomeadamente as relações de poder, nas interações supervisor (es) – docente (s) não são simétricas, pois são moldadas pelas ideologias, que são sistemas de cognição social (Van Dijk, 1997) específicas de cada grupo envolvido nessa interação, e que podem promover ou limitar o desenvolvimento moral e o desejo de auto–atualização dos elementos do grupo mais fraco em termos de poder. O enquadramento teórico terá como base o Modelo de Desenvolvimento Moral de Kohlberg (1973, 1976), a Hierarquia de Necessidades Básicas de Maslow (1970) e o postulado pela Análise Crítica do Discurso (ACD). Um extrato de uma interação supervisiva será apresentado, analisado e interpretado segundo o esquema proposto por Fairclough (1989), no seu livro intitulado Language and Power. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/2849 |
Aparece nas colecções: | EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação vol. 1 (2011) |
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