Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/2806
Título: Formação e supervisão : o que move os professores?
Autores: Coimbra, Nazaré Trigo
Marques, Anabela Teixeira
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
PROFESSIONAL EDUCATION
HIGHER EDUCATION
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A finalidade deste estudo é identificar que professores frequentam o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão. Interessa determinar o perfil desses professores, averiguar as suas percepções da supervisão, verificar o que os motiva a investirem na formação contínua e no desenvolvimento profissional e quais são os seus interesses, ao iniciar um segundo ciclo de estudos. Em contexto de formação especializada, foi concretizado um estudo de caso numa Universidade Portuguesa, com aplicação de metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os professores mais motivados, convencidos da utilidade do seu trabalho, procuram, na concretização de um segundo ciclo de estudos no Ensino Superior, uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. Interessa-lhes o aperfeiçoamento da praxis em interligação com theoretical inputs, através de uma reflexão estruturada, actualização científico-pedagógica, investigação em acção e consequente melhoria das práticas. O estudo evidencia o imperativo da formação docente para uma supervisão formativa e democrática, enquanto factor de mudança do processo educativo e da escola, entendida como comunidade supervisiva aprendente.
URI: http://hdl.handle.net/10437/2806
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 20 (2012)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Coimbra.pdf181.68 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.