Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/2345
Título: | Uma experiência internacional de formação de professores para a inclusão |
Autores: | González Gil, Francisca |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | Se pretendemos proporcionar a todos os alunos uma educação de qualidade, respeitando o princípio da igualdade de oportunidades, o sistema educativo tem de dar a devida atenção à diversidade. A educação inclusiva constitui-se como o melhor meio para o conseguir. Embora esteja a apostar-se na inclusão como modelo dos sistemas educativos, em várias frentes nacionais e internacionais, não podemos afirmar que esse modelo esteja a ser um êxito na maioria dos centros educativos. Esta realidade evidencia, entre outras, a necessidade de formar os professores para fazer face ao desafio de alargar o sucesso a todos os alunos. Apresentamos uma experiência desenvolvida em nove centros educativos de Espanha e da Costa Rica, baseada num projecto centrado na formação de professores para a inclusão, com a qual se conseguiu desencadear processos de transformação inclusivos. Abordam-se as principais linhas de actuação, as resistências e dificuldades manifestadas, bem como os resultados obtidos. As conclusões mostram que estes processos pressupõem uma mudança substancial para as escolas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/2345 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca González-Gil.pdf | 114.83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.