Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/2342
Título: Desafios da inclusão em Portugal : a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens
Autores: Jezine, Edineide
Araujo Junior, Rusiel Paulino de
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: O presente texto analisa os desafios da inclusão a partir da relação globalização e currículo na realidade educacional portuguesa em que se situa o prolongamento do tempo escolar - escola a tempo inteiro e o Programa de Enriquecimento Curricular que integram o 1º ciclo do ensino básico. Trata-se de uma investigação do tipo de estudo de caso desenvolvida a partir da aplicação de questionários, entrevista e análise de documentos em que se busca focar o desenvolvimento das aprendizagens a partir de atividades que envolvem processos de construção e ludicidade. A análise do processo de inclusão pretende ultrapassar os limites do debate que aponta as dificuldades e refletir sobre o processo de inclusão de uma criança com síndrome de Down em uma escola do ensino regular de Lisboa, que passa a frequentar o Centro de Actividade de Tempo Livre, em que se busca assinalar ações proactivas, capazes de avançar como o paradigma da inclusão.
URI: http://hdl.handle.net/10437/2342
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Edineide Jezine.pdf207.97 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.