Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/2342
Título: | Desafios da inclusão em Portugal : a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens |
Autores: | Jezine, Edineide Araujo Junior, Rusiel Paulino de |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O presente texto analisa os desafios da inclusão a partir da relação globalização e currículo na realidade educacional portuguesa em que se situa o prolongamento do tempo escolar - escola a tempo inteiro e o Programa de Enriquecimento Curricular que integram o 1º ciclo do ensino básico. Trata-se de uma investigação do tipo de estudo de caso desenvolvida a partir da aplicação de questionários, entrevista e análise de documentos em que se busca focar o desenvolvimento das aprendizagens a partir de atividades que envolvem processos de construção e ludicidade. A análise do processo de inclusão pretende ultrapassar os limites do debate que aponta as dificuldades e refletir sobre o processo de inclusão de uma criança com síndrome de Down em uma escola do ensino regular de Lisboa, que passa a frequentar o Centro de Actividade de Tempo Livre, em que se busca assinalar ações proactivas, capazes de avançar como o paradigma da inclusão. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/2342 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Edineide Jezine.pdf | 207.97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.