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http://hdl.handle.net/10437/2341
Título: | Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva |
Autores: | Gardou, Charles |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO INCLUSÃO SOCIAL EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCATION SOCIAL INCLUSION SPECIAL EDUCATION |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/2341 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 19 (2011) |
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