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http://hdl.handle.net/10437/1866
Título: | O acesso ao ensino superior no contexto da globalização. Os casos do Brasil e de Portugal |
Autores: | Jezine, Edineide Chaves, Vera Lúcia Jacob Cabrito, Belmiro |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR POLÍTICA EDUCATIVA BRASIL PORTUGAL EDUCATION HIGHER EDUCATION EDUCATIONAL POLICY BRAZIL |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O texto objetiva explicitar as convergências e possíveis divergências das políticas de acesso ao ensino superior Brasil/Portugal e evidencia as influências do neoliberalismo e da globalização na constituição de uma agenda global que passa a estruturar caminhos reguladores ao nível das políticas e das ações educacionais. O argumento parte do princípio de que a educação se constitui uma estratégica política para o alcance da hegemonia econômica, política, cultural e ideológica da lógica mercantilista. No contexto brasileiro aborda-se a análise da expansão do ensino superior a partir dos dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA) que evidenciam a expansão do setor privado. No caso português, corrobora o gerenciamento da União Européia e demonstra a centralidade das matrículas no setor público/estatal e a diminuição do número de matrícula no sistema de ensino superior, exigindo políticas que gerem novas oportunidades de estudo. Por exemplo, o programa Maior de 23 anos, destinado a adultos, cujo percurso académico, social e profissional pode ser objecto de validação e certificação, considerando a promoção de igualdade de oportunidades no acesso a este grau de ensino, atraindo novos públicos, numa lógica de aprendizagem ao longo de toda a vida. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/1866 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 18 (2011) |
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