Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1866
Título: O acesso ao ensino superior no contexto da globalização. Os casos do Brasil e de Portugal
Autores: Jezine, Edineide
Chaves, Vera Lúcia Jacob
Cabrito, Belmiro
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
POLÍTICA EDUCATIVA
BRASIL
PORTUGAL
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
EDUCATIONAL POLICY
BRAZIL
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: O texto objetiva explicitar as convergências e possíveis divergências das políticas de acesso ao ensino superior Brasil/Portugal e evidencia as influências do neoliberalismo e da globalização na constituição de uma agenda global que passa a estruturar caminhos reguladores ao nível das políticas e das ações educacionais. O argumento parte do princípio de que a educação se constitui uma estratégica política para o alcance da hegemonia econômica, política, cultural e ideológica da lógica mercantilista. No contexto brasileiro aborda-se a análise da expansão do ensino superior a partir dos dados do Censo da Educação Superior e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA) que evidenciam a expansão do setor privado. No caso português, corrobora o gerenciamento da União Européia e demonstra a centralidade das matrículas no setor público/estatal e a diminuição do número de matrícula no sistema de ensino superior, exigindo políticas que gerem novas oportunidades de estudo. Por exemplo, o programa Maior de 23 anos, destinado a adultos, cujo percurso académico, social e profissional pode ser objecto de validação e certificação, considerando a promoção de igualdade de oportunidades no acesso a este grau de ensino, atraindo novos públicos, numa lógica de aprendizagem ao longo de toda a vida.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1866
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 18 (2011)

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