Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1860
Título: Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística
Autores: Damiano, Gilberto Aparecido
Moreira, Tania
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
BRASIL
EDUCATION
ART EDUCATION
BRAZIL
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: O artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1860
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 18 (2011)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Damiano.pdf302.48 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.