Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/1860
Título: | Arte no ensino fundamental : corpo (reidade), currículo fragmentado, polivalência e equipe multiartística |
Autores: | Damiano, Gilberto Aparecido Moreira, Tania |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BRASIL EDUCATION ART EDUCATION BRAZIL |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O artigo aborda questões sobre corpo(reidade), currículo (fragmentado), polivalência e equipes multiartísticas, que se articulam por meio de projetos de trabalho, no ensino da Arte no Ensino Fundamental brasileiro (5º. – 9º. anos). Entende-se a Arte-Educação como área de saber empírico-conceitual ou epistemologia da arte (Barbosa, 1998) e a possibilidade de uma Educação Estética (EE) que (trans)forme a singularidade humana e nossas relações sociais mais amplas articuladas à visada transdisciplinar nos processos de aprendizagem e promova o encontro das linguagens artísticas, mídias e referenciais epistemoestéticos (Duarte Jr., 2004). Nesse caso, a corpo(reidade), mais que um conceito, é percebida como o organismo vivo que supera polarizações e dualidades (Serres, 2004; Merleau-Ponty, 1996). Também, dados os problemas do currículo (fragmentado) e do exercício da polivalência, articula-se a ideia da atuação cultural com equipes multiartísticas através de projetos de trabalho (Hernández, 2007). Enfim, uma Educação Estética como possibilidade de ampliação cognitiva, afetiva, imaginativa, criativa e crítica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/1860 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 18 (2011) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Damiano.pdf | 302.48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.