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http://hdl.handle.net/10437/1845
Título: | Imagens do quotidiano escolar: uma análise das fotografias de práticas escolares publicadas no Relatório Intendencial de 1928, do governo de Augusto Simões Lopes (1924-1298) |
Autores: | Oliveira, Maria Augusta Martiarena de Tambara, Elomar Amaral, Giana Lange do |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASIL EDUCATION HISTORY OF EDUCATION BRAZIL PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PEDAGOGICAL PRACTICES |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O presente artigo realizou a análise das fotografias
de temática do quotidiano escolar, produzidas no
governo de Augusto Simões Lopes, intendente municipal
da cidade de Pelotas, Brasil, durante os anos
de 1924 e 1928. Para a realização desta pesquisa
foram utilizados o Relatório Intendencial de 1928, jornais da época, como o Diário Popular, o Libertador e a Opinião Pública, o Almanach de Pelotas e a Revista
Illustração Pelotense. Como referencial teóricometodológico,
utilizou-se a Nova História Cultural,
além de buscar pesquisadores que utilizam imagens
em seus trabalhos, como Borges, Leite e Ciavatta.
Através da análise das fontes, conclui-se que as
imagens foram uma forma de propaganda governista, utilizada pelo então intendente, embora de forma
complementar às imagens de prédios escolares, além disso, a análise permite o conhecimento de
práticas escolares e formas de assistência aos alunos na década de 1920. This article realize about the analysis of the photographs of the school daily thematic, produced by the Augusto Simões Lopes government, mayor of the Pelotas city, Brazil, between 1924 and 1928. To realize this research we have been used the Intendential Report of 1928, magazines, like the journal Diário Popular, o Libertador and a Opinião Pública, the Almanach de Pelotas and the revue Illustração Pelotense. We used as theory and methodological base the New Cultural History, in addition, seeking researchers that use images in their work like Borges, Leite and Ciavatta. Trough the analysis from the resources, we realize that the images have been used as a form of the government publicity, used by the mayor, as a complementary form to the scholar’s buildings images. Whatever, this analysis is a way to the knowledge of the scholar practices and student assistance in the 1920’ |
Descrição: | Revista Lusófona de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/1845 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 16 (2010) |
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