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http://hdl.handle.net/10437/1845
Título: | Imagens do quotidiano escolar: uma análise das fotografias de práticas escolares publicadas no Relatório Intendencial de 1928, do governo de Augusto Simões Lopes (1924-1298) |
Autores: | Oliveira, Maria Augusta Martiarena de Tambara, Elomar Amaral, Giana Lange do |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROPAGANDA BRASIL EDUCATION HISTORY OF EDUCATION PROPAGANDA BRAZIL |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O presente artigo realizou a análise das fotografias de temática do quotidiano escolar, produzidas no governo de Augusto Simões Lopes, intendente municipal da cidade de Pelotas, Brasil, durante os anos de 1924 e 1928. Para a realização desta pesquisa foram utilizados o Relatório Intendencial de 1928, jornais da época, como o Diário Popular, o Libertador e a Opinião Pública, o Almanach de Pelotas e a Revista Illustração Pelotense. Como referencial teóricometodológico, utilizou-se a Nova História Cultural, além de buscar pesquisadores que utilizam imagens em seus trabalhos, como Borges, Leite e Ciavatta. Através da análise das fontes, conclui-se que as imagens foram uma forma de propaganda governista, utilizada pelo então intendente, embora de forma complementar às imagens de prédios escolares, além disso, a análise permite o conhecimento de práticas escolares e formas de assistência aos alunos na década de 1920. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/1845 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 16 (2010) |
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