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http://hdl.handle.net/10437/1780
Título: | Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
Autores: | Montané, Alejandra Sánchez de Serdio, Aida |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR AUTOBIOGRAFIAS EDUCATION HIGHER EDUCATION AUTOBIOGRAPHIES |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | O presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/1780 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010) |
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