Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1780
Título: Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
Autores: Montané, Alejandra
Sánchez de Serdio, Aida
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
AUTOBIOGRAFIAS
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
AUTOBIOGRAPHIES
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: O presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1780
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Montane.pdf157.06 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.