Análise do programa de ensino do jogo do pau nos ensinos básico e secundário

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

As condições de prática são tidas como um elemento fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem das actividades físico-desportivas que compõem a disciplina de Educação Física, nomeadamente pelo efeito de transfer positivo que é desejável ser alcançado quer entre as diferentes modalidades quer entre os diferentes níveis de prática de cada uma das mesmas. Neste âmbito, foi realizada uma avaliação qualitativa dos conteúdos que compõem o programa nacional da disciplina de Educação Física respeitante ao ensino do jogo do pau, de forma a analisar a forma como a sua organização, tanto numa perspectiva vertical como horizontal, permite uma leccionação eficaz sob o ponto de vista de maximização do efeito de transfer positivo entre os diferentes conteúdos e níveis. Desta análise, suportada pelas informações recolhidas dos mestres tradicionais tidos como os especialistas nesta arte, juntamentamente com os dados produzidos pela investigação científica realizada na área da aprendizagem motora, concluímos que a leccionação dos gestos técnicos carece de uma metodologia mais específica que permita assegurar o domínio das competências mínimas à prática de jogo antes da sua introdução, assim como uma compreensão ecológica dos gestos técnicos no sentido da sua aplicação táctica em situação formal de prática (jogo). A este respeito concluí-se também que as competências tácticas não são devidamente focadas no programa, que apresenta uma transição demasiado complexa e exigente entre a prática dos gestos técnicos e a situação de jogo.
Motor practice conditions are regarded as a key element for the success of the teaching-learning proccess within the sporting activities which make up the curriculum of Physical Education, namely through the positive transference which is wishful to occur between both different sports and the differente levels of each one. In this regard, a qualititive evaluation of the Physical Education’s curriculum regarding the teaching of jogo do pau was conducted, with the goal of determining how its organization, both from a vertical and a horizontal perspective, allows for an effective teaching of this sport by maximizing the positive transference effect between the different activities and levels that make up the curriculum. From this analysis, which was supported by the information gathered from the traditional masters who are regarded as the experts in this activity, together with the data available from the research performed in the field of motor learning, it was concluded that the teaching of the techniques which make up this activity lack a more specific methodology so as to assure that the minimal skills are properly attained before the introduction game practice, as well as the better ecological understanding of the techniques in the matter of their tactical application in game settings. In this regard, it was also concluded that the development of tactical skills also needs to be improved on, as the transition from technical training to game practice is presented in a way that it is too demanding and complex of the students.

Descrição

Orientação: Jorge Proença

Palavras-chave

EDUCAÇÃO FÍSICA, JOGO DO PAU, TRADITIONAL GAMES, PHYSICAL EDUCATION, MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO, JOGOS TRADICIONAIS, DESPORTO, SPORT, ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PHYSICAL EDUCATION TEACHING

Citação