Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/1542
Título: As tecnologias da informação e comunicação e o professor de fisioterapia: interações para a construção de práticas pedagógicas
Autores: Albuquerque, Dominique Babini Lapa De
Orientadores: Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FISIOTERAPIA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
TEACHERS EDUCATION
PHYSIOTHERAPY
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
BRASIL
BRAZIL
Resumo: A preocupação central desta pesquisa foi avaliar a utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica de professores dos cursos de Bacharelado em Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi conduzida com 100 professores fisioterapeutas que lecionam em quatro instituições de ensino da referida cidade, e com quatro coordenadores dos cursos de Fisioterapia das mesmas instituições. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos professores e uma entrevista semi-estruturada aos coordenadores de curso. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram a falta de formação profissional dos docentes fisioterapeutas para a utilização das novas tecnologias no ensino da Fisioterapia, visto que, apesar de a maioria dos professores ter acesso aos recursos tecnológicos, poucos fazem uso destas ferramentas em contexto educativo. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade dos recursos tecnológicos possa ser utilizada a favor do ensino da Fisioterapia, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.
The main concern of this study was to evaluate the use of information and communication technologies in pedagogical practice of teachers of Bachelor degree in Physical therapy in institutions of higher education, in Recife, Pernambuco, Brazil. The research was carried out with 100 physical therapist teachers who teach in four institutions of that city and four coordinators of the courses of Physical therapy from the same institutions. A validated and adapted questionnaire was applied with the teachers as well as a semi-structured interview with the courses coordinators. The quantitative analysis was carried out through the program SPSS 18.0; while the qualitative analysis was guided by the discourse analysis technique. The results demonstrated that there is lack of professional training of the physical therapist teachers in using new technologies in the teaching of physical therapy; and, although the majority of teachers have access to technological resources, few of them make use of these tools in an educational context. Therefore, the results suggested that much has to be developed so that the full potential of technological resources may be used for the teaching of Physical Therapy, both for construction of the pedagogical practices of their teachers and to facilitate the process of teaching and student learning.
Descrição: Orientação: Maria das Graças Ataíde de Almeida ; co-orientação: Manuel Tavares Gomes
URI: http://hdl.handle.net/10437/1542
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Dominique Babini.pdf1.76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.