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Título: Competências emocionais e sociais em contexto pós-pandémico, de guerra e de alterações climáticas
Autores: Gameiro, Fátima
Ferreira, Paula Isabel Marques
Palavras-chave: COMPETÊNCIAS SOCIAIS
PORTUGAL
COMPORTAMENTO EMOCIONAL
COMPETÊNCIAS
SERVIÇO SOCIAL
SOCIAL SKILLS
EMOTIONAL BEHAVIOUR
SKILLS
SOCIAL WORK
Editora: Dykinson S.L.
Citação: Gameiro, F. & Ferreira, P. (2023). Competências emocionais e sociais em contexto pós- pandémico, de guerra e de alterações climáticas. In M. Bermúdez-Vásquez & A. Chaves-Montero (Coords). Ciencias del pensamiento, comportamiento y relaciones humanas (pp. 106-122). Colección Conocimiento Contemporáneo. Dykinson S.L. ISBN: 978-84-1122-825-1
Resumo: Competências emocionais e sociais traduzem-se num domínio multidimensional que incorpora sentimentos, personalidade, valores e comportamento e podem ser definidas como a capacidade para compreender, gerir e expressar questões emocionais e sociais de modo a alcançar uma gestão bem-sucedida do quotidiano. Perante o atual contexto mundial, onde a pandemia, a guerra e as alterações climáticas são uma realidade, foi definido como objetivo conhecer a perceção global de competências emocionais e sociais de uma amostra de indivíduos portugueses, o nível de conhecimento emocional, empatia, motivação, tomada de decisão e habilidades sociais. Pretendeu-se igualmente analisar o papel das características sociodemográficas. Participaram 429 indivíduos, 75,1% do sexo feminino, 4,2% adolescente, 33,6% jovem adulto, 53,8% adulto e 8,4% adulto maior, a maioria a residir em cidade (61,1%), casado/união de facto (52,4%), com o ensino superior (70,4%) e em situação laboral ativa (80,4%). Foi dado a conhecer o estudo nas redes sociais e aplicado um inquérito por questionário via Google forms com a caracterização sociodemográfica e a versão portuguesa da Escala Competências Sociais e Emocionais (SEC-Q). Os resultados demonstram uma perceção de competências emocionais e sociais mediana, sendo mais elevada no que respeita às habilidades sociais, seguidas do conhecimento emocional, tomada de decisão, motivação e mais reduzidas no domínio da empatia. As mulheres revelaram mais conhecimento emocional e habilidades sociais do que os homens. Os solteiros apresentaram mais habilidades sociais do que os casados/união de facto. Relativamente às habilitações literárias foram encontradas diferenças significativas ao nível das competências emocionais e sociais de forma global, revelando os indivíduos com habilitações mais baixas mais fragilidades ao nível do conhecimento emocional, das habilidades sociais e da tomada de decisão do que os indivíduos com habilitação secundária e superior. Quanto à ocupação, os estudantes apresentaram menos conhecimento emocional do que os empregados e os desempregados revelam-se mais desmotivados do que os empregados. Como conclusão, o atual contexto em que vivemos traduz-se em dificuldades relativas à empatia, o que representa uma fragilidade na compreensão dos sentimentos e pensamentos do outro e que pode ter repercussões a médio e longo prazo de elevado risco a nível da dinâmica societária. A um nível global, os indivíduos com o ensino básico apresentam menos competências emocionais e sociais. O conhecimento emocional é mais reduzido nos homens, nos estudantes e nos indivíduos que possuem o ensino básico. As habilidades sociais são mais elevadas nas mulheres, nos solteiros e nos indivíduos que possuem os graus secundário e superior. A motivação é mais reduzida nos que possuem o ensino básico e nos desempregados. A tomada de decisão revela-se mais frágil nos indivíduos com o ensino básico. Conclui-se a necessidade de promover resiliência ao nível das competências emocionais e sociais principalmente junto destes indivíduos.
Descrição: Ciencias del pensamiento, comportamiento y relaciones humanas
URI: http://hdl.handle.net/10437/14475
ISBN: 978-84-1122-825-1
Aparece nas colecções:ISS - Capítulos de Livros Internacionais

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