Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/14468
Título: Desenvolvimento integral de um sistema de avaliação de desempenho baseado em competências para os colaboradores do laboratório B2E (Blue BioEconomy CoLab)
Autores: Faria, Inês Eduarda Gomes
Orientadores: Martins, Elisete, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
PERFORMANCE EVALUATION
COMPETÊNCIAS
SKILLS
SETOR TERCIÁRIO
TERTIARY SETOR OF ECONOMY
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo basilar estudar a avaliação de desempenho, analisando o seu enquadramento e utilidade enquanto ferramenta diferenciadora, capaz de potencializar a eficácia organizacional. Uma vez que, enquanto seres humanos, avaliamos e somos avaliados, no mundo organizacional também esta constante está presente. Foi, neste sentido, que surgiu a presente dissertação, com a conceção de um modelo de avaliação de desempenho para os colaboradores do Laboratório Colaborativo- B2E Blue Bioeconomy CoLAB, uma Associação do Terceiro Setor, com o intuito de adaptar e ajustar o desempenho individual de cada funcionário aos requisitos e objetivos do Laboratório, sendo ainda importante mencionar que a Associação, em estudo, nunca estabeleceu uma prática de avaliação de desempenho. A Avaliação de Desempenho, enquanto instrumento da gestão de recursos humanos, manifesta-se como uma ferramenta fundamental para auxiliar a alcançar o sucesso das organizações. A competitividade e a contínua mudança, surgem, de igual forma, como influenciadores da posição que a organização detém no mercado, trazendo a necessidade de converter os recursos humanos da organização em pilares para a eficácia e êxito da empresa. Um sistema de avaliação de desempenho, desenhado de forma a alcançar os propósitos da estratégia organizacional, traduz-se na sua eficácia e depende do modo como os resultados são atingidos. As suas potencialidades intrínsecas refletem a forma como se consegue comparar o desempenho esperado e o desempenho realmente demonstrado por um colaborador, permitindo identificar um desempenho com qualidade. Assim, torna-se possível realizar novas medidas, metas e mudanças para determinada cultura organizacional, potenciando o desenvolvimento profissional dos seus funcionários, estimulando a sua motivação e satisfação profissional. O projeto enveredará por uma investigação de natureza qualitativa, recorrendo ao uso da entrevista semiestruturada para recolher as perceções dos colaboradores sobre a temática da avaliação de desempenho e sobre a implementação da mesma na Associação. A consecução deste objetivo levou-nos à questão de partida que guia o presente projeto: “Qual o sistema de avaliação de desempenho que melhor se adequa aos colaboradores do Laboratório Blue Bioeconomy CoLAB?”. A amostra abarcou todos os colaboradores desta Associação. Os critérios e métodos utilizados foram, além da entrevista, a investigação bibliográfica, consubstanciando a avaliação de desempenho. Procedeu-se a uma análise documental, com o intuito de apoiar na descrição da Associação em estudo. Um conjunto de conversas formais e informais também surgiram neste sentido, complementando as entrevistas realizadas e auxiliando a retratar o Laboratório e a compreender o que procura a Associação com a aplicação do sistema de avaliação de desempenho. Reconhecendo a importância da temática, e analisados os dados obtidos, foi apresentada uma proposta de modelo de avaliação de desempenho, baseado em competências funcionais, ou seja, um modelo que mede a contribuição de cada membro da organização, analisando a relação entre o seu desempenho profissional e as competências fundamentais para o cargo. Palavras-chave: Avaliação de Desempenho; Competências funcionais; Gestão de Recursos Humanos; Terceiro Setor
This dissertation aims to study performance evaluation, analyzing its framework and usefulness as a differentiating tool, capable of enhancing organizational effectiveness. Since, as human beings, we evaluate and are evaluated, in the organizational world this constant is also present. It was, in this sense, that the present dissertation emerged, with the design of a performance evaluation model for the employees of the Collaborative Laboratory - B2E Blue Bioeconomy CoLAB, a Third Sector Association, in order to adapt and adjust the individual performance of each employee to the requirements and objectives of the Laboratory, being also important to mention that the Association, under study, never established a performance evaluation practice. Performance Evaluation, as an instrument of human resources management, manifests itself as a fundamental tool to help achieve the success of organizations. Competitiveness and continuous change are equally influential in the organization’s position in the market, bringing the need to convert the organization’s human resources into pillars for the efficiency and success of the company. A performance appraisal system, designed to achieve the purposes of the organizational strategy, translates into its effectiveness, and depends on the way results are achieved. Its intrinsic potential reflects the way in which it is possible to compare expected performance and the performance actually demonstrated by an employee, allowing the identification of quality performance. Thus, it becomes possible to carry out new measures, goals and changes for a certain organizational culture, enhancing the professional development of its employees, stimulating their motivation and job satisfaction. The project will conduct qualitative research, using semi-structured interviews to collect the employees' perceptions on the topic of performance evaluation and its implementation in the Association. The achievement of this objective led us to the starting question that guides this project: "Which performance evaluation system best suits the employees of the Blue Bioeconomy Laboratory CoLAB?". The sample included all the employees of this Association. The criteria and methods used were, in addition to the interview, bibliographical research, substantiating the performance evaluation. A documental analysis was carried out in order to support the description of the Association under study. A set of formal and informal conversations also emerged in this sense, complementing the interviews carried out and helping to portray the Laboratory and to understand what the Association seeks with the application of the performance evaluation system. Recognising the importance of the theme, and analysing the data obtained, a proposal for a performance evaluation model was presented, based on functional competencies, that is, a model that measures the contribution of each member of the organisation, analysing the relationship between their professional performance and the fundamental competencies for the position. Keywords: Performance Evaluation; Functional Competencies; Human Resources Management; Third Sector
Descrição: Orientação: Elisete Martins ; coorientação: Carlos Miguel Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/14468
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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