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http://hdl.handle.net/10437/14277
Título: | A satisfação face ao teletrabalho em contexto de pandemia: perceção dos professores do agrupamento de escolas de Carregal do Sal |
Autores: | Almeida, Ana Rita Elias de |
Orientadores: | Martins, Elisabete, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PANDEMIAS PANDEMICS Covid-19 PROFESSORES TEACHERS SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSIONAL SATISFACTION TELETRABALHO TELEWORK |
Resumo: | Inesperadamente, no início do ano de 2020, a população mundial enfrentou uma crise de saúde pública devido à pandemia de Covid-19. Tendo em conta que o novo coronavírus se transmite com bastante facilidade, este facto levou a que se disseminasse rapidamente, afetando a população mundial num ápice. O desconhecimento sobre este vírus aliado à falta de medicação para o combater levou a que quase instantaneamente se implementassem medidas com o objetivo de reduzir os contactos sociais e profissionais. O facto de que o teletrabalho possibilita o labor a partir de casa fez com que esta modalidade se expandisse, durante a pandemia de Covid-19, sendo implementado em diversas áreas, nomeadamente na área da educação. Neste contexto, com a presente investigação pretendeu-se identificar as vantagens e as desvantagens do teletrabalho na perspetiva dos professores, bem como compreender a influência do teletrabalho na satisfação profissional docente e por fim, perceber se os professores consideram este modo de trabalho como uma opção para o seu futuro laboral. Desta forma, o método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso que foi concretizado no agrupamento de escolas de Carregal do Sal. A recolha de dados efetuou-se com recurso ao inquérito por questionário, ao qual responderam 81 professores do ensino básico e secundário. Após a análise dos resultados concluiu-se que as vantagens associadas ao regime de teletrabalho que os professores indicam ter sentido com maior frequência são a “diminuição do risco de contrair e/ou propagar o novo coronavírus”, a “poupança de tempo devido à redução/eliminação de deslocações casa-trabalho”, a “redução de custos (deslocações, alimentação e vestuário)” e por fim, o “ambiente confortável e familiar para trabalhar”. Por outro lado, “trabalhar mais horas comparativamente ao trabalho realizado presencialmente”, “maior dificuldade em “desligar” do trabalho”, “aumento dos custos relacionados com despesas domésticas (eletricidade, água, internet, …)” e o “aumento do isolamento social e profissional” foram as desvantagens do teletrabalho que os professores sentiram com maior frequência. Para finalizar, concluiu-se que a generalidade dos professores (65,4%) afirma que durante o período em que realizou a sua atividade laboral em regime de teletrabalho sentiu que existiu um decréscimo na sua satisfação perante o trabalho, o que resultou em sentimentos de insatisfação. Ainda assim, uma parte considerável dos professores (40,7%) demonstra interesse em realizar as suas funções laborais, no futuro, conciliando o teletrabalho com o trabalho presencial. Palavras-chave: desvantagens, pandemia de Covid-19, professores, satisfação no trabalho, teletrabalho, vantagens Unexpectedly, in early 2020, the world population faced a public health crisis due to the Covid-19 pandemic. Since the new coronavirus is fairly easily transmitted, this has caused it to spread rapidly, affecting the world's population in an instant. The lack of knowledge about this virus coupled with the lack of medication to combat it led almost instantly to measures being implemented with the aim of reducing social and professional contacts. The fact that telework makes it possible to work from home has caused this modality to expand, during the Covid-19 pandemic, and to be implemented in several areas, including education. In this context, this research aimed to identify the advantages and disadvantages of telework from the perspective of teachers, as well as to understand the influence of telework on job satisfaction among teachers and, finally, understand whether teachers consider this way of working as an option for their professional future. Therefore, the chosen research method was the case study was done in the agrupamento de escolas de Carregal do Sal. The collection of data was carried out using a questionnaire survey, to which 81 primary and secondary school teachers responded. After analyzing the results, it was concluded that the advantages associated with telework that teachers report having felt most often are "decreased risk of contracting and/or spreading the new coronavirus", "time saving due to reduced/eliminated home-to work travel", "reduced costs (travel, food and clothing)" and finally, the "comfortable and familiar environment to work in". On the other hand, "working longer hours compared to face-to-face work", "greater difficulty in "disconnecting" from work", "increased costs related to household expenses (electricity, water, internet, ...)" and the "increased social and professional isolation" were the disadvantages of telework that teachers felt most often. In conclusion, it was observed that most of the teachers (65,4%) state that during the period in which they worked in telework, they felt that there was a decrease in their job satisfaction, which resulted in feelings of dissatisfaction. Nevertheless, a considerable part of the teachers (40.7%) shows interest in doing their jobs, in the future, conciliating telework with face-to-face work. Keywords: advantages, Covid-19 pandemic, disadvantages, job satisfaction, teachers, telework. |
Descrição: | Orientação: Maria Elisete Martins; coorientação: José Fernando da Silva Neto |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/14277 |
Aparece nas colecções: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A satisfação face ao teletrabalho em contexto de pandemia-Perceção dos professores do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal_Ana Rita Almeida(15.5.23)-1.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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