Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/14244
Título: A linha dinâmica : em estudos de movimento e animação
Autores: Pereira, Cibele Torresão Saque
Orientadores: Pinto, José Gomes, orient.
Palavras-chave: DOUTORAMENTO EM ARTE DOS MEDIA
COMUNICAÇÃO
COMMUNICATION
DESENHO
DRAWING
DINÂMICA
DYNAMICS
ANIMAÇÃO
ANIMATION
CAPTURA DO MOVIMENTO
MOTION CAPTURE
Resumo: A presente proposta de tese de doutoramento intitulada de ‘a linha dinâmica em estudos de movimento e animação’, pretende contribuir para um estudo apurado da linha considerando o desenvolvimento de uma sua qualidade dinâmica de suporte a movimento visual. Implicando observação, reflexão e metodologia visual, situa ainda, contextos figurativos que retratam relações humanas com o mundo natural. O processo investigativo, ao refletir sobre a importância de um estudo do elemento linha e de contemplar uma sua aplicabilidade em projetos de comunicação visual, pretende especificamente questionar se o estudo da linha, nomeadamente da linha dinâmica, poderia constituir-se como uma ferramenta potenciadora e diferenciadora de perceção visual quando dirigida à criação de movimento para animação cinematográfica. Assim, posicionando este trabalho no contexto da Cultura Visual, pretende em primeiro lugar, estabelecer uma aproximação ao estudo do elemento ‘linha’ numa perspetiva de impressão do movimento. Recorrendo a um valor intrínseco ao Desenho nos seus processos artísticos de observação e criação, considerados campos de apreensão e estudo do que ‘permanentemente se move’, convoca-se a ‘linha’ como um elemento de acuidade visual, estruturante e transversal, nos caminhos de constituição de uma observação específica e contextual da imagem. Em segundo lugar, através de processos de correspondência de informação e estudo do movimento proporcionado e ampliado pelo elemento linha dinâmica, pretende convidar a uma reflexão que sugere uma sua potencial aplicabilidade em projetos de comunicação visual, nomeadamente em estudos de movimento dirigidos para contextos de cinema de animação no enquadramento de relações entre arte, media e cultura. Em terceiro lugar, concebendo a linha como uma forma de expressão visual, procura salientar a relevância do estudo de uma particular linha referencial, considerada como um apoio visual de carácter flexível, aqui considerando-a enquanto ferramenta de observação e comunicação. Sendo que, na perspetiva do movimento cinematográfico, pretende ainda salientar a relevância do ‘momento de dinâmica’ implicado em cinema de animação e proporcionar uma via complementar de construção visual voltada para o conjunto das imagens em movimento. Globalmente, a presente proposta reflexiva, procurou desenvolver uma análise histórica e teórica, bem como estética e técnica, com uma particular atenção dedicada ao elemento linha e a determinantes instantes do mover que geram a impressão visual de dinâmica em campo. Sendo que, na última parte deste trabalho, se apresenta um desenvolvimento aplicado que transforma dois estudos de caso, num espaço de experimentação e consolidação da proposta. Os contextos figurativos de animações que retratam relações humanas para com o mundo natural, procuram proporcionar uma pertinência temática de suporte a uma aceção da linha visualmente mais próxima, mantendo a perspetiva de uma abrangência visual estruturalmente participada. Palavras-chave: Linha, Desenho, Movimento, Dinâmica, Desenvolvimento, Desenho Animado.
The present proposal for a PhD thesis entitled 'the dynamic line in studies of movement and animation’, aims to contribute to a refined study of the line considering the development of its dynamic quality as a support for visual movement. Involving observation, reflection and visual methodology, it also situates figurative contexts that portray human relationships with the natural world. The investigative process, while reflecting on the importance of a study of the line element and contemplating its applicability in visual communication projects, intends specifically to question whether the study of the line, namely the dynamic line, could constitute itself as an enhancing and differentiating tool of visual perception, when directed to the creation of movement for cinematographic animation. Thus, positioning this work in the context of Visual Culture, it intends firstly, to establish an approach to the study of the element 'line' in a perspective of movement impression. Through the recourse to a value intrinsic to Drawing in its artistic processes of observation and creation, considered as fields of apprehension and study of that which 'permanently moves', the 'line' is convoked as an element of visual acuity, structuring and transversal, in the paths of constitution of a specific and contextual observation of the image. Secondly, through information correspondence processes and the study of the movement provided and amplified by the dynamic line element, it pretends to invite to a reflection that suggests its potential applicability in visual communication projects, namely in movement studies directed to animation cinema contexts in the context of relations between art, media and culture. Thirdly, conceiving the line as a form of visual expression, it seeks to highlight the relevance of the study of a particular referential line, considered as a visual support of flexible character, here considering it as a tool for observation and communication. From the perspective of cinematographic movement, it also aims to highlight the relevance of the 'moment of dynamic' implied in animation cinema and to provide a complementary path of visual construction oriented towards the group of moving images. Globally, the present reflective proposal, aimed to develop a historical and theoretical analysis, as well as aesthetic and technical, with a particular attention dedicated to the line element and to determinant instants of movement that generate the visual impression of dynamics in the field. The last part of this work presents an applied development that transforms two case studies into a space of experimentation and consolidation of the proposal. The figurative contexts of animations that portray human relationships with the natural world, seek to provide a thematic pertinence to support a visually closer understanding of the line, maintaining the perspective of a structurally and participated visual comprehensiveness. Keywords: Line, Drawing, Movement, Dynamic, Development, Animation.
Descrição: Orientação: José Gomes Pinto; coorientação: António Costa Valente
URI: http://hdl.handle.net/10437/14244
Aparece nas colecções:Doutoramento em Arte dos Media

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdfTese de Doutoramento12.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.