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Título: A gestão de carreiras e de recompensas na retenção de talento(s) : um estudo de caso no setor do retalho em Portugal
Autores: Ferraz, Mafalda Alexandra Reis
Orientadores: Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SISTEMA DE RECOMPENSAS
COMPENSATION MANAGEMENT
GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
SKILLS MANAGEMENT
GESTÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL
PROFESSIONAL CAREER MANAGEMENT
ROTATIVIDADE DE PESSOAL
STAFF TURNOVER
Resumo: Encontramo-nos num cenário profundamente competitivo, demarcado pelo aumento da complexidade dos negócios que induz as organizações a investirem em processos de gestão diferenciadores. A investigação pretendeu verificar se gestão de carreiras e de recompensas têm um papel determinante na gestão de talento(s) e consequente redução de turnover. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo de caso com uma amostra de 10 colaboradores numa pequena e média empresa portuguesa do setor do retalho, recorrendo-se ao uso da técnica de entrevista semiestrutura por se tratar de uma metodologia qualitativa. Concluiu-se que uma adequada gestão de talento(s) contribui para uma maior retenção de talento(s) e subsequente redução de turnover, através da delineação de um plano de gestão de carreiras em conformidade com as competências, necessidades e objetivos dos colaboradores e da própria organização, contribuindo para o desenvolvimento da sua carreira profissional e satisfação pessoal. A literatura sobre gestão de carreiras, sobretudo no que concerne ao equilíbrio entre carreiras organizacionais e individuais, à harmonização entre variáveis comportamentais como a motivação e empenhamento, ou no que diz respeito à interpenetração com a dimensão cultural nas organizações, tem sido alvo de gradual atenção. Todavia, a relação temática ao processo de retenção de talentos ainda carece de maior evidência conceptual e empírica, o que se constitui como uma limitação da investigação, dado que, a maioria dos estudos se centra na relação entre a gestão de talentos e o Employer Branding. Os contributos da investigação decorrem na relação estabelecida entre a gestão de carreiras e de competências, apelando à avaliação contínua das competências disponíveis tanto ao nível do mercado laboral, quanto organizacional para que se delineiem planos de formação adequados às necessidades e capacidades dos colaboradores, visando a progressão da sua carreira profissional, contribuindo pela convergência dos objetivos organizacionais com os dos profissionais, favorecendo a retenção de talento(s). Palavras-chave: Gestão de talentos; Gestão de competências; Gestão de Carreiras; Gestão de recompensas; Turnover
We find ourselves in a deeply competitive scenario, marked by increased business complexity that induces organizations to invest in differentiating management processes. The research aimed to verify whether career management and rewards have a decisive role in talent management and consequent reduction of turnover. For this purpose, a case study was developed with a sample of 10 employees in a small and medium Portuguese company in the retail sector, using the semi-structured interview technique because it is a qualitative methodology. It was concluded that an adequate management of talent(s) contributes to a greater retention of talent(s) and subsequent reduction of turnover, through the design of a career management plan in accordance with the skills, needs and objectives of employees and the organization itself, contributing to the development of their professional career and personal satisfaction. The literature on career management, especially with regard to the balance between organizational and individual careers, the harmonization between behavioral variables such as motivation and commitment, or with regard to interpenetration with the cultural dimension in organizations, has received gradual attention. However, the thematic relationship to the talent retention process still lacks further conceptual and empirical evidence, which is a limitation of the research, since most studies focus on the relationship between talent management and Employer Branding. The research contributions arise from the relationship established between career and skill management, calling for the continuous assessment of available skills both at the labor market level and at the organizational level, in order to design training plans appropriate to the needs and capabilities of employees, aiming at the progression of their professional careers, contributing to the convergence of organizational objectives with those of professionals, favoring the retention of talent(s). Keywords: Talent management; Skills management; Career Management; Rewards management; Turnover.
Descrição: Orientação: Ricardo Bessa Moreira
URI: http://hdl.handle.net/10437/14212
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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