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http://hdl.handle.net/10437/14212
Título: | A gestão de carreiras e de recompensas na retenção de talento(s) : um estudo de caso no setor do retalho em Portugal |
Autores: | Ferraz, Mafalda Alexandra Reis |
Orientadores: | Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT SISTEMA DE RECOMPENSAS COMPENSATION MANAGEMENT GESTÃO DE COMPETÊNCIAS SKILLS MANAGEMENT GESTÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL PROFESSIONAL CAREER MANAGEMENT ROTATIVIDADE DE PESSOAL STAFF TURNOVER |
Resumo: | Encontramo-nos num cenário profundamente competitivo, demarcado pelo
aumento da complexidade dos negócios que induz as organizações a investirem em
processos de gestão diferenciadores.
A investigação pretendeu verificar se gestão de carreiras e de recompensas têm
um papel determinante na gestão de talento(s) e consequente redução de turnover. Para o
efeito, desenvolveu-se um estudo de caso com uma amostra de 10 colaboradores numa
pequena e média empresa portuguesa do setor do retalho, recorrendo-se ao uso da técnica
de entrevista semiestrutura por se tratar de uma metodologia qualitativa.
Concluiu-se que uma adequada gestão de talento(s) contribui para uma maior
retenção de talento(s) e subsequente redução de turnover, através da delineação de um
plano de gestão de carreiras em conformidade com as competências, necessidades e
objetivos dos colaboradores e da própria organização, contribuindo para o
desenvolvimento da sua carreira profissional e satisfação pessoal.
A literatura sobre gestão de carreiras, sobretudo no que concerne ao equilíbrio
entre carreiras organizacionais e individuais, à harmonização entre variáveis
comportamentais como a motivação e empenhamento, ou no que diz respeito à
interpenetração com a dimensão cultural nas organizações, tem sido alvo de gradual
atenção. Todavia, a relação temática ao processo de retenção de talentos ainda carece de
maior evidência conceptual e empírica, o que se constitui como uma limitação da
investigação, dado que, a maioria dos estudos se centra na relação entre a gestão de
talentos e o Employer Branding.
Os contributos da investigação decorrem na relação estabelecida entre a gestão de
carreiras e de competências, apelando à avaliação contínua das competências disponíveis
tanto ao nível do mercado laboral, quanto organizacional para que se delineiem planos de
formação adequados às necessidades e capacidades dos colaboradores, visando a
progressão da sua carreira profissional, contribuindo pela convergência dos objetivos
organizacionais com os dos profissionais, favorecendo a retenção de talento(s).
Palavras-chave: Gestão de talentos; Gestão de competências; Gestão de Carreiras;
Gestão de recompensas; Turnover We find ourselves in a deeply competitive scenario, marked by increased business complexity that induces organizations to invest in differentiating management processes. The research aimed to verify whether career management and rewards have a decisive role in talent management and consequent reduction of turnover. For this purpose, a case study was developed with a sample of 10 employees in a small and medium Portuguese company in the retail sector, using the semi-structured interview technique because it is a qualitative methodology. It was concluded that an adequate management of talent(s) contributes to a greater retention of talent(s) and subsequent reduction of turnover, through the design of a career management plan in accordance with the skills, needs and objectives of employees and the organization itself, contributing to the development of their professional career and personal satisfaction. The literature on career management, especially with regard to the balance between organizational and individual careers, the harmonization between behavioral variables such as motivation and commitment, or with regard to interpenetration with the cultural dimension in organizations, has received gradual attention. However, the thematic relationship to the talent retention process still lacks further conceptual and empirical evidence, which is a limitation of the research, since most studies focus on the relationship between talent management and Employer Branding. The research contributions arise from the relationship established between career and skill management, calling for the continuous assessment of available skills both at the labor market level and at the organizational level, in order to design training plans appropriate to the needs and capabilities of employees, aiming at the progression of their professional careers, contributing to the convergence of organizational objectives with those of professionals, favoring the retention of talent(s). Keywords: Talent management; Skills management; Career Management; Rewards management; Turnover. |
Descrição: | Orientação: Ricardo Bessa Moreira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/14212 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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