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http://hdl.handle.net/10437/13912
Título: | Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível? |
Autores: | Miranda, Amanaiara Conceição de Santana |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ESTUDOS DO GÉNERO EDUCAÇÃO INFANTIL DIFERENÇAS DE GÉNERO COGNIÇÃO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EDUCATION GENDER STUDIES CHILD EDUCATION GENDER DIFFERENCES COGNITION |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | No presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade. |
Descrição: | Revista Lusófona de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/13912 |
ISSN: | 1645-7250 |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 57 (2022) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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