Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/13912
Título: Relações de gênero e educação infantil : aprendizagem inventiva, um caminho possível?
Autores: Miranda, Amanaiara Conceição de Santana
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ESTUDOS DO GÉNERO
EDUCAÇÃO INFANTIL
DIFERENÇAS DE GÉNERO
COGNIÇÃO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
EDUCATION
GENDER STUDIES
CHILD EDUCATION
GENDER DIFFERENCES
COGNITION
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: No presente artigo, estudou-se a imbricação entre a Educação Infantil e as relações de gênero. O estudo teve como objetivo geral cartografar as expressões/os significados de ser homem e de ser mulher, atribuídos pelas próprias crianças (03 a 05 anos de idade), no espaço escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI na cidade do Salvador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com inspiração fenomenológica e etnocartográfica, tendo como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação participante, pela qual os dados foram registrados em caderno de campo; e o registro fotográfico. Fez-se um paralelo na forma de constituição dos Estudos das Crianças com os Estudos Feministas, enfatizando-se que os conceitos de gênero e sexo são relevantes para tratar de moralidades em sociedades nas quais ocorre a desigualdade social entre homens e mulheres. Destacou- se que a aprendizagem humana é solidificada a partir da formação social em contato com o outro, ratificando que a cognição é um processo criador, concebendo que a aprendizagem é tratada do ponto de vista da invenção. Algumas cenas cartografadas foram apresentadas a partir de um diálogo da experiência da pesquisadora/hermeneuta com as crianças. Os resultados apontaram que as crianças pautam sobre gênero, assim como também aceitam as ambiguidades nos corpos, diferentemente dos adultos, que buscam a binaridade.
Descrição: Revista Lusófona de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10437/13912
ISSN: 1645-7250
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 57 (2022)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relações de gênero e educação infantil.pdf243.03 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.