Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/13683
Título: Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino
Autores: Silva, Cláudia Marisa Rosa da
Orientadores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
SPORT
EDUCAÇÃO FÍSICA
PHYSICAL EDUCATION
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
DIRETORES DE TURMA
FORM TEACHERS
DESPORTO ESCOLAR
SCHOOL SPORTS
Resumo: O Estágio Pedagógico em Educação Física realizou-se na Escola Secundária Pedro Alexandrino, no ano letivo 2019/2020, integra quatro áreas de intervenção pedagógica, nomeadamente: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e os Seminários. Na Lecionação, na área das atividades físicas, saliento o facto de no badminton e no voleibol quase todos os alunos terem conseguido cumprir os critérios do grupo de EF para o nível introdução. A formação de grupos heterogéneos revelou-se um fator-chave para as aprendizagens, principalmente nessas duas matérias. A semana de horário completo (professor a tempo inteiro) possibilitou-me adquirir uma maior experiência, contribuindo para melhorar o meu desempenho em vários aspetos críticos do ensino, como a minha autonomia da condução das aulas, a escolha dos exercícios, o feedback e o clima, dadas as diversas estratégias implementadas, destaco o reforço positivo e as matérias alternativas. Na Direção de Turma, desenvolvemos um plano de tutoria com dois alunos, tratando aspetos de organização do seu estudo individual. Nas aulas de Projeto e Atividade Multidisciplinar coordenámos os trabalhos de grupo do tema “poluição”. A nossa intervenção teve por base o aumento da criatividade, da autonomia, bem como, o desenvolvimento do trabalho colaborativo. No Desporto Escolar, intervim no núcleo de Corfebol, em dois escalões, iniciados e juvenis. O grupo era bastante heterogéneo dada a faixa etária – iniciava no 7º ano, até ao 12º, havendo grande dispersão das aptidões individuais. A minha maior conquista passou por terminar o ano com um grupo mais homogéneo, devido à melhoria significativa dos menos aptos de início, pois conseguiram cumprir os requisitos elementares do jogo formal, alcançando, desta forma, os objetivos definidos no início do ano letivo. Na área dos seminários, realizámos dois projetos sobre a avaliação. A minha principal responsabilidade recaiu sobre os Critérios de Avaliação. Assim, estudei e apresentei à discussão os critérios e formas de avaliação em EF de três escolas de referência, conforme as indicações dos programas nacionais. O seminário permitiu ao grupo de EF definir alterações das regras de avaliação da escola, aproximando os Critérios de Avaliação em vigor no respetivo ano letivo das orientações presentes nos Programas Nacionais de Educação Física. Palavras-chave: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Critérios de Avaliação.
The pedagogical training in physical education took place at the Pedro Alexandrino Secondary School, on the 2019/2020 school year, and had four areas of educational intervention, such as teaching, Class Managing, School Sport and Seminars. In Teaching, regarding the physical activities, it must be noted that in badminton and volleyball almost every student accomplished the criteria of the PE group for the introductory level. The creation of heterogeneous groups became an important factor in learning, mainly on those two subjects. The full-time week allowed me to have more experience, which contributed to improve my performance in various critical aspects of teaching, such as my autonomy conducting classes, choosing exercises with challenging goals, the feedback and classroom environment, given the various implemented strategies, I highlight the positive reinforcement and the alternative subjects. In Class Managing we developed a mentoring plan with two students, addressing organizational aspects of their individual study. In the classes of Project and Multidisciplinary Activity we coordinated the group works on the theme “pollution”. The foundation of our intervention was the boost of creativity, autonomy, as well as the development of cooperative work. In School Sport, I had the chance to intervene in the korfball nucleus, on two levels, initiates, and juveniles. The group was very heterogenous given the age group – from 7th grade to 12th grade, which resulted in a big dispersion of the individual abilities. Our biggest accomplishment was ending the year with a more homogeneous group due to the significant improvement of the less fit at the beginning, because they managed to accomplish the basic requirements of the formal game, thus achieving the goals defined at the beginning of the school year. Regarding seminars, we carried out two projects about the evaluation. My main responsibility was the Evaluation Criteria. So, I studied and submitted for discussion the criteria and ways of evaluating in PE of three reference schools, according to the national program’s indications. The seminar allowed the PE group to define changes in the school evaluation rules bringing the existing evaluation criteria closer to the indications on the physical education national programs. Keywords: Teaching; Class Managing; School Sport; Evaluation Criteria.
Descrição: Orientação: João Jorge Comédias Henriques
URI: http://hdl.handle.net/10437/13683
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VF_SILVA_CLÁUDIA_MEEFEBS_2023_1DE1.pdfDissertação de Mestrado2.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.