Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/13507
Título: Relatório de estágio pedagógico em educação física na escola secundária da Portela
Autores: Rogrigues, Diogo Filipe Branco
Orientadores: Henriques, João Jorge Comédias, orient. Fortes, José Manuel Galhofo, co-orient
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCALADA
ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO
RELATÓRIOS
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
ROCK CLIMBING
ASSOCIATIONS
REPORTS
Resumo: Este relatório reflete as opções e reflexões tomadas no Estágio Pedagógico em Educação Física. Na área da Lecionação, os processos desenvolvidos permitiram a progressão nas aprendizagens na maioria dos alunos. Pela reduzida expressão da lecionação da matéria de escalada na escola, o desenvolvimento do projeto “A Matéria de Escalada nas Aulas de Educação Física” permitiu contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, expresso pelo alcance dos objetivos definidos. No projeto Professor a Tempo Inteiro, através dos processos de colaboração com os professores e de lecionar a turmas e anos diferentes, pude melhorar ao nível da instrução, especificamente sobre o feedback. Na área da Direção de Turma, pude assumir processos de coordenação, que permitiram a identificação dos aspetos prioritários a resolver. Neste sentido, destaco a integração do projeto “A Regulação Emocional e a Gestão do Stress”, que teve por base as técnicas baseadas no mindfulness. A Saída de Campo foi o momento alto do estágio, permitindo a concretização dos projetos sobre as aprendizagens de escalada, rappel e mindfulness. Na área do Desporto Escolar, assumi o núcleo de Voleibol, caracterizado pela prevalência do ensino tecnocrático. Tendo isso em consideração, desenvolvi o projeto “A Manifestação do Associativismo no Desporto Escolar”, cuja implementação permitiu a integração de papéis, como o de árbitro e de juiz de mesa, qualificando o desenvolvimento educativo através do desporto. No projeto Semana de Ensino Intensivo pude melhorar as dimensões do feedback, dificuldade sentida no desenvolvimento do projeto Professor a Tempo Inteiro, através da lecionação de treinos a um escalão mais jovem de voleibol. Na área do Seminário, aprofundei o tema “A abordagem da Escalada nas aulas de Educação Física”, tendo sido através dos processos de investigação-ação que pude adequar a intervenção às dificuldades identificadas pelos professores, para as quais destaco a partilha das considerações do projeto específico da área da Lecionação para a prática pedagógica dos professores, a reflexão sobre a proposta de integração da escalada no Projeto Curricular de Educação Física, enquanto preditor da coerência necessária para o compromisso interno e coletivo do Departamento de Educação Física e a requalificação do Boulder no espaldar e da parede de escalada, como forma de potenciar um maior leque de opções para a lecionação da matéria.
This report reflects on options and decision making in the Pedagogical Internship in Physical Education. In the area of Teaching, the processes developed allowed for the progress of learning for most students. Due to the reduced expression of the teaching of climbing subjects at the school, the development of the project “The Climbing Subject in Physical Education Classes” made it possible to contribute to the development of students learning in the subject, achieving the defined objectives. In the Full Time Teacher project, through the processes of collaboration with teachers and teaching different classes and grades, I was able to improve in terms of instruction, specifically in terms of feedback. In the area of Class Direction, I was able to assume coordination processes, which allowed the identification of priority aspects to be resolved. In this sense, I would like to highlight the integration of the project “Emotional Regulation and Stress Management”, which was based on mindfulness related techniques. The Field Trip was the highlight of the internship, allowing the realization of projects on climbing, rappel and mindfulness learning. In the area of School Sport, I took charge of the volleyball team, characterized by the prevalence of technocratic teaching. With this in mind, I developed the project “The Manifestation of Associativism in School Sport”, whose implementation allowed the integration of roles, such as referee and table judge, qualifying the educational development through sports. In the Intensive Teaching Week project I was able to improve the dimensions of feedback, a difficulty felt in the development of the Full-Time Teacher project, while teaching volleyball to a younger level. In the area of the Seminar, I deepened the theme “The approach to Climbing in Physical Education classes”, and it was through the action-research processes that I was able to adapt the intervention to the difficulties identified by the teachers, for which I highlight the sharing of the project's considerations. specific to the Teaching area for the pedagogical practice of teachers, the reflection on the proposal to integrate climbing into the Physical Education Curriculum Project, as a predictor of the necessary coherence for the internal and collective commitment of the Department of Physical Education and the requalification of Boulder in the backrest and the climbing wall, as a way of enhancing a greater range of options for teaching the subject.
Descrição: Orientação: João Jorge Comédias Henriques ; José Manuel Galhofo Fortes
URI: http://hdl.handle.net/10437/13507
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VF_RODRIGUES_Diogo_MEEFEBS_2022_1DE1.pdfmasterthesis3.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.