Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/13505
Título: A essencialidade da educação em direitos humanos na formação dos/das professores : uma breve perspectiva na análise do desenvolvimento pedagógico na rede pública de ensino
Autores: Schmitt, Flávio
Penteado, Claudete C.
Souza, Pablo Rangel Cardoso da Costa
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIREITOS HUMANOS
ENSINO
BRASIL
BRAZIL
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
HUMAN RIGHTS
TEACHING
Ad Aeternum : revista de teologia
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: O presente artigo visa analisar a essencialidade da formação aos professores em direitos humanos, a política pública de Educação em Direitos Humanos (EDH) na educação básica da rede pública no Brasil e a formação dos professores na prática pedagógica. Assim, indaga-se a respeito do conhecimento dos/as professores/as da educação básica da rede pública acerca do marco legal nacional que define as políticas públicas relacionadas à EDH, e como esse se inserem na prática pedagógica. À vista disso, nosso objetivo consiste em abordar acerca dos conceitos de direitos humanos (DH) e Educação em Direitos Humanos (EDH), bem como sobre a formação dos professores da rede pública de ensino. A metodologia do artigo foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica Marconi e Lakatos (2011), tendo em vista a coleta de informações a partir de textos impressos e virtuais já publicados, a respeito da temática em DH, EDH e a formação dos professores. Igualmente faremos uso de documentos nacionais e internacionais que abordam as áreas que abordaremos. O estudo se justifica em função da necessidade de uma postura mais adequada diante do objeto de estudo e dos aspectos multidimensionais e extensivos do fenômeno social estudado. A abordagem visa contribuir nas discussões acerca do lugar dos DH na sociedade, a EDH na educação, em especial a formação de professores para a Educação Básica.
URI: http://hdl.handle.net/10437/13505
ISSN: 2184-8033
Aparece nas colecções:AD AETERNUM – Revista de Teologia Vol. 1 N.º 5 (2023)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
essencialidade_educacao_direitos_humanos_formacao_professores.pdf558.61 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.