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http://hdl.handle.net/10437/13496
Título: | O impacto das medidas de marketing interno no bem-estar, felicidade e motivação dos colaboradores : estudo de caso na empresa Biogerm SA |
Autores: | Teixeira, Patrícia Sofia Pereira |
Orientadores: | Costa, António Pedro ; Ribeiro, Diamantino, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS RECURSOS HUMANOS MARKETING INTERNO BEM-ESTAR FELICIDADE CULTURA ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO INTERNAL MARKETING WELL-BEING HAPPINESS ORGANIZATIONAL CULTURE MOTIVATION |
Resumo: | A maioria das organizações desenvolvem os seus negócios de acordo com as necessidades das
pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores, podendo muitas vezes a mesma pessoa representar
essa dupla valência.
A conjuntura económica e a contínua evolução tecnológica e organizacional obrigam as
organizações a adaptarem-se, repensando a sua estrutura e adotando medidas inovadoras que
respondam, não só às necessidades externas da organização, como também internas.
Os colaboradores são uma peça fundamental no desempenho das organizações. Em nosso
entender, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores devem ser considerados como um sucesso
intangível das organizações onde estão inseridos. Estas quando estão bem estruturadas e
potenciam, e incentivam o bom desempenho dos colaboradores e aumentam, exponencialmente,
o grau de produtividade e competitividade.
A principal questão desenvolvida neste trabalho diz respeito ao impacto que as medidas de
Marketing Interno podem ter na satisfação do colaborador. Como ponto de partida do estudo
formulara-se a seguinte questão: - As medidas de marketing interno têm impacto na felicidade,
satisfação e motivação dos colaboradores?
O principal objetivo do estudo foi entender o impacto que o marketing interno e as várias medidas
que podem ser aplicadas têm no bem-estar, felicidade e motivação dos colaboradores.
O estudo foi ancorado na metodologia de estudo de caso, recorrendo ao inquérito do questionário
para a recolha de dados e à análise de conteúdo como principal técnica de análise.
Como principais conclusões destacam-se a relevância que os colaboradores dão ao marketing
interno, mesmo sem grande domínio pelo conceito, e relação entre os temas principais: bem-estar,
felicidade e motivação. Most organisations develop their businesses according to the needs of people, whether they are customers or employees, and the same person can often represent this double valence. The economic situation and continuous technological and organisational evolution force organisations to adapt, rethink their structure and adopt innovative measures that respond to the organisation's external and internal needs. Employees are a fundamental part of the performance of organisations. Employees' satisfaction and well-being should be considered an intangible success of the organisations where they are inserted. These are when they are well structured and potentiate and encourage employees' excellent performance and exponentially increase productivity and competitiveness. The main question developed in this work concerns the impact that Internal Marketing measures can have on employee satisfaction. As a starting point for the study, the following questions was formulated: - Do internal marketing measures impact employees' happiness, joy, and motivation? The study's main objective was to understand the impact of internal marketing and the various measures that can be applied to employees' well-being, happiness, and motivation. The study was anchored in the case study methodology, using content analysis as the primary analysis technique and the questionnaire survey for data collection. As main conclusions, we highlight the relevance that employees give to internal marketing, even without great mastery of the concept, and the various measures that were highlighted as crucial for the correct functioning of the organisation, relationship between the main themes: well-being, happiness, and motivation. |
Descrição: | Orientação: António Pedro Costa ; Diamantino Ribeiro |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/13496 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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