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Título: Agir pedagógico e metodologias ativas no ensino superior : estudo de caso num curso de Psicologia de uma IES privada
Autores: Venturini, Cláudia Resende Alves
Orientadores: Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES
ALUNOS
EDUCATION
METHODOLOGIES
HIGHER EDUCATION
TEACHERS
STUDENTS
Resumo: Nas Instituições de Ensino Superior, a metodologia tradicional de ensino, caracterizada pela exposição de conteúdo, retenção da atenção, disciplinas desarticuladas e avaliações que exigem memorização, vem sendo confrontada, por limitar o processo de ensinoe aprendizagem e fragmentar o saber. Neste contexto, surgem as metodologias ativas, que visam estimular a participação ativa dos estudantes na sala de aula, valorizando as suas opiniões e conhecimentos na construção do saber. Frente o exposto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a eficácia das metodologias ativas e o sucesso educativo quanto ao saber e saber fazer de estudantes de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, no Estado de Goiás. O presente trabalho configura-se como um estudo de caso simples, com abordagem qualitativa, que adotou para a recolha de dados a aplicação de uma entrevista individual semiestruturada, realizadas na modalidade online, via plataforma ZOOM, junto a 10 professores e 08 estudantes do curso de graduação de Psicologia da IES em análise. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011) com o suporte do software webQDA, o qual possibilitou a identificação e a categorização dos dados. Os dados coletados permitem afirmar que as metodologias ativas potenciam o saber e o saber fazer dos estudantes do curso de Psicologia estudado; que os professores, apesar de não terem formação adequada, aplicam metodologias centradas no estudante, sendo percebidas por seus alunos como eficientes no desenvolvimento de novas habilidades e atitudes que serão úteis no futuro exercício profissional.
In Higher Education Institutions, the traditional teaching methodology, characterized by content exposure, attention retention, disjointed subjects and assessments that require memorization, has been confronted, as it limits the teaching-learning process and fragments knowledge. In this context, active methodologies arise that aim to stimulate the active participation of students in the classroom, valuing their opinions and knowledge in the construction of knowledge. In view of the above, the general objective of this research was to analyze the effectiveness of active methodologies and the educational success regarding the knowledge and know-how of students in a Psychology course at a private Higher Education Institution, in the State of Goiás. The present work is configured as a simple case study, with a qualitative approach, which adopted for data collection the application of individual semi structured interviews, carried out in the online modality, via the ZOOM platform, with 10 teachers and 08 students of the Psychology degree at the IES under analysis. The interviews were analyzed using Bardin's (2011) content analysis methodology with the support of the webQDA software, which enabled the identification and categorization of data. The data collected allow us to affirm that active methodologies enhance the knowledge and know-how of students in the Psychology course studied; that teachers, despite not having adequate training, apply student-centered methodologies, being perceived by their students as efficient in the development of new skills and attitudes that will be useful in the future professional practice.
Descrição: Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/13300
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Mestrado em Ciências da Educação

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