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http://hdl.handle.net/10437/13238
Título: | A satisfação profissional dos médicos dentistas em Portugal : estudo de comparação entre o serviço público (Serviço Nacional de Saúde) e privado |
Autores: | Pinto, Sara Isabel Tavares |
Orientadores: | Oliveira, Ivo Dinis de, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SATISFAÇÃO PROFISSIONAL MÉDICOS DENTISTAS SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PROFESSIONAL SATISFACTION DENTISTS |
Resumo: | A satisfação profissional tem sido cada vez mais estudada pela influência que pode
exercer sobre a saúde do trabalhador e sobre os seus comportamentos profissionais que,
por sua vez, se podem refletir na sua vida privada e na produtividade das organizações.
Na área da saúde, a satisfação profissional pode condicionar a produtividade e a qualidade
dos serviços por estes prestados, afetando o atendimento clínico e, consequentemente, ter
impacto na saúde da população. A Medicina Dentária em Portugal é assegurada
maioritariamente por Médicos Dentistas (MD) do ramo privado; para muitas pessoas com
condições económicas desfavoráveis, torna-se incomportável face aos custos
dispendiosos que esta área da saúde apresenta. Apesar da existência do Serviço Nacional
de Saúde (SNS) há já cerca de 40 anos, só em 2016 é que foi aprovado pelo Governo a
inclusão da Medicina Dentária no SNS. Apesar disso, os médicos dentistas são
contratados a recibos verdes, mas com horários fixos, com baixa remuneração e sem uma
carreira profissional definida. Dados os escassos estudos sobre a satisfação profissional
dos MD em Portugal e à recente introdução destes profissionais no SNS, este trabalho
teve como objetivo conhecer a satisfação profissional dos MD, comparar o setor público
com o privado e averiguar se a satisfação profissional poderá ter algum impacto sobre a
qualidade dos serviços prestados. Os resultados evidenciaram que a satisfação
profissional aumenta significativamente com o aumento da perceção dos MD sobre a
qualidade dos serviços prestados. Em relação aos MD que trabalham no SNS concluiu-se
que estes se encontram menos satisfeitos com a segurança com o futuro profissional e
com a satisfação profissional relacionada com a diversidade de tarefas e a progressão na
carreira. Os MD que exercem no setor privado estão mais satisfeitos do que aqueles que
exercem no SNS; já aqueles que não estão integrados no SNS têm uma maior perceção
sobre a qualidade dos serviços prestados. Espera-se que os resultados alcançados com o
presente trabalho possam contribuir para a melhoria da satisfação profissional dos
médicos dentistas bem para o despertar de novos estudos nesta área atendendo que a
satisfação profissional dos Médicos Dentistas é ainda uma temática pouco explorada em
Portugal. Sugerem-se pesquisas futuras com uma maior amostra de MD e que possam
comparar a relação entre a perceção dos médicos dentistas sobre a qualidade dos serviços prestados e a satisfação profissional relativamente aos recursos disponíveis (humanos e
materiais) entre o serviço público e o setor privado. Job satisfaction has been increasingly studied for its influence on the health of workers and their professional behavior which, in turn, can be reflected in their private life and the productivity of organizations. In the health area, job satisfaction can conditioner the productivity and the quality of the services provided, affected clinical care and, consequently, have an impact on healthy people. Dental Medicine in Portugal is mainly provided by dentists in the private sector; for many people with unfavorable economic conditions, it becomes unaffordable because of the expensive costs of this area of health. Despite the existence of the National Health Service (NHS) for about 40 years, it was only in 2016 that it was approved by the Government the inclusion of Dental Medicine in the NHS. Nevertheless, dentists are contracted as self-employed but with fixed time, with lower income and without a defined professional career. Given the few studies on the job satisfaction of dentists in Portugal and the recent introduction of these professionals into the NHS, this study had the objective to know the professional satisfaction of dentists, compare the public sector with the private sector and find out if professional satisfaction can have an impact on the quality of the services provided. The results evidenced that job satisfaction significantly increases with the increase in dentists’ perception of the quality of the services provided. Regarding the dentists who work in the NHS, it was concluded that they are less satisfied with the security of the professional future and with the professional satisfaction related to the diversity of tasks and career progression. Dentists working in the private sector are more satisfied than those working in the NHS; those who are not integrated into the NHS have a greater perception of the quality of the services provided. It is expected that the results achieved with the present work can contribute to the improvement of the professional satisfaction of dentists as well as to the awakening of new studies in this area, given that the professional satisfaction of Dentists is still a subject under-explored in Portugal. Future research is suggested with a larger sample of dentists that can compare the relationship between dentists' perception of the quality of services provided and professional satisfaction with the available resources (human and material) between the public service and the private sector. |
Descrição: | Orientação: Ivo Dinis de Oliveira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/13238 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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