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dc.contributor.authorRaposo, Maria Albertina Amantes-
dc.contributor.authorDurão, Anabela Cândida Ramalho-
dc.contributor.authorSantos, Isabel Abreu dos-
dc.contributor.authorXavier, Marinês de Oliveira-
dc.contributor.authorVasconcelos, Lia Maldonado Teles de-
dc.date.accessioned2022-07-21T14:54:30Z-
dc.date.available2022-07-21T14:54:30Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citation9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies, INNODOCTpt
dc.identifier.isbn978-84-9048-365-7-
dc.identifier.issn2695-8554-
dc.identifier.otherDOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2021.2021.14026-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/13070-
dc.descriptionINNODOCT 2021 Valencia, October 27th -November 1st 2021pt
dc.description.abstractMotivar o(a)s estudantes e/ou investigadores(as) para a aprendizagem e prepará-los para lidar com a complexidade e as incertezas deste mundo em rápida e constante mudança, parece ser o maior desafio com que professores(as) e educadores(as) se deparam atualmente. Os desafios que a sociedade nos coloca trazem à Escola e aos docentes uma oportunidade de redefinir o seu papel e as suas formas de atuação. Em plena era de informação, com acesso acrescido a tecnologias de informação e perante desafios tecnológicos enormes, a capacidade para aprender e dar sentido às experiências e formas de conhecimento requer também inovação na educação e o (re)significar o ato de ensinar, em si mesmo. Perante o papel de um desafiador de aprendizagens, o(a) docente recorre agora a diferentes abordagens metodológicas para permitir a expressão das diferentes visões, perceções, saberes, convicções e formas de expressão dos(as) seus(suas) estudantes. O trabalho de desenvolvimento de competências socio-emocionais, designadas frequentemente por soft skills até há pouco tempo desvalorizado, é agora, reconhecido como uma mais-valia neste papel que a escola enfrenta de promover o desenvolvimento integral dos estudantes nas várias dimensões: cognitiva, ética, cívica, social e emocional. Aspetos como a capacidade de ouvir o(a) outro(a), de promover o diálogo, de gerir emoções e melhor definir compromissos em situações de conflito, são exemplos de competências essenciais que o(s) processo(s) de ensino-aprendizagem não devem ignorar. Este trabalho ilustra práticas usadas, reflete sobre a sua importância, sistematiza-as e partilha-as como um conjunto de técnicas participativas que se têm mostrado vantajosas na construção de conhecimento em contextos de educação formal, informalizando-a. Keywords: Aprendizagem Ativa; Técnicas Participativas; Soft Skills; Trabalho Colaborativo; Pensamento Crítico; Educação para a Cidadania Globalpt
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia através do projeto estratégico UIDB/04292/2020 financiado ao MAREpt
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversitat Politécnica de Valência, Valenciapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt
dc.subjectAPRENDIZAGEM COOPERATIVApt
dc.subjectDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASpt
dc.subjectEDUCAÇÃO GLOBALpt
dc.subjectCIDADANIApt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectLEARNINGen
dc.subjectCOOPERATIVE LEARNINGen
dc.subjectSKILLS DEVELOPMENTen
dc.subjectGLOBAL EDUCATIONen
dc.subjectCITIZENSHIPen
dc.titleNovos desafios educativos : (re)significar o processo de ensino-aprendizagem no caminho para uma cidadania globalpt
dc.typeconferenceObjectpt
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