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http://hdl.handle.net/10437/13068
Título: | A relação entre a inteligência emocional e a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações |
Autores: | Alexandre, Inês da Conceição Madeira |
Orientadores: | Martins, Elisete, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA INCLUSÃO SOCIAL EXCLUSÃO SOCIAL INTELIGÊNCIA EMOCIONAL HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PERSONS WITH DISABILITIES SOCIAL INCLUSION SOCIAL EXCLUSION EMOTIONAL INTELLIGENCE |
Resumo: | O estudo tem como objetivo perceber se os nossos líderes das empresas estão
preparados para integrar nas suas equipes de trabalho pessoas com deficiência. Como
tal foi necessário dividir o estudo em duas partes, a primeira para perceber todos os
conceitos envolventes ao tema deficiência e em segundo lugar, perceber o que é um
líder e como este pode influenciar toda a estrutura de trabalho que o envolve.
Para tal foi feita toda uma revisão da literatura e posteriormente aplicou-se uma
metodologia quantitativa com o objetivo de se explorar a relação entre a Inteligência
Emocional (IE) dos líderes e a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações.
É necessário estar a par de alguns conceitos e da forma como a sociedade vê as pessoas,
como as tenta caracterizar por determinada forma de ser ou de estar. O ser humano
tem de se adaptar às diferentes realidades que encontra, mas neste caso, o mercado de
trabalho também tem de estar adaptado às necessidades apresentadas pelas
características inerentes a cada pessoa.
Para conseguirmos lidar com os outros e saber interpretar as suas emoções e
capacidades, temos primeiramente que saber o que nós próprios sentimos e, saber gerir
as nossas emoções. Como tal, faz todo o sentido abordar o tema da inteligência
emocional em contexto de organização, perceber até que ponto estão os líderes e
gestores das empresas preparados emocionalmente para gerir e lidar com pessoas com
deficiência. The study aims to understand whether our company leaders are prepared to integrate people with disabilities into their work teams. As such, it was necessary to divide the study into two parts, the first to understand all the concepts surrounding the disability theme and secondly, to understand what a leader is and how he can influence the entire work structure that involves him. For this, a whole literature review was carried out and later a quantitative methodology was applied in order to explore the relationship between the Emotional Intelligence (EI) of leaders and the inclusion of people with disabilities in organizations. It is necessary to be aware of some concepts and the way society sees people, as it tries to characterize them by a certain way of being or being. Human beings have to adapt to the different realities they encounter, but in this case, the job market also has to be adapted to the needs presented by the inherent characteristics of each person. In order to be able to deal with others and know how to interpret their emotions and abilities, we must first know what we feel and know how to manage our emotions. As such, it makes perfect sense to approach the topic of emotional intelligence in an organizational context, to understand to what extent are the leaders and managers of companies emotionally prepared to manage and deal with people with disabilities. |
Descrição: | Orientação: Maria Elisete Martins ; co-orientação: Carlos Miguel Oliveira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/13068 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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