Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/13040
Título: A sustentabilidade nas empresas: estudo de caso com L’Oréal
Autores: Martins, Frederico Bretes Marques
Orientadores: Rosário, Carlos Eduardo Capelo Ramos do, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM ECONOMIA
ECONOMIA
SUSTENTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ECONOMY
SUSTAINABILITY
SUSTAINABLE DEVELOPMENT
Resumo: O presente trabalho teve como principais objetivos o estudo e a análise de um modelo de desenvolvimento sustentável a aplicar no setor empresarial. Para tal, através da realização de um estudo de caso com o Grupo L’Oréal, pretendeu-se avaliar a sustentabilidade, desde o desenvolvimento da sua forma mais básica, até ao investimento especializado em ativos imobiliários sustentáveis, demonstrando então a capacidade de uma empresa ou grupo melhorar o seu contributo para o desenvolvimento sustentável sem afetar o seu negócio. Para o efeito, foi utilizado um método qualitativo, de modo a averiguar quais os objetivos a atingir para que esta empresa se possa tornar numa sociedade empresarial mais sustentável e ainda para aferir se a mesma é capaz de atingir os mesmos ou, eventualmente, melhores resultados, tendo critérios específicos e estando sensibilizada para o desenvolvimento sustentável nas suas três dimensões: ambiental, social e governamental. Deste modo, foram recolhidos dados qualitativos, obtidos quer através da realização de entrevistas quer através da análise do relatório anual de uma empresa com critérios já implementados no âmbito da área da sustentabilidade. Além disso, foi também utilizado o método quantitativo de forma a obter informações através da análise de vários estudos realizados acerca do desenvolvimento sustentável e das vantagens deste para as empresas e, claro, para o meio ambiente. Procurou-se então obter informações que demonstrassem, num todo, a capacidade de desenvolvimento de uma empresa em todas as suas vertentes, tendo esta sido positiva. Conseguiu-se perceber que, apesar do Grupo procurar melhorar o seu desenvolvimento sustentável, o seu core business não foi afetado. Pelo contrário, conseguiram, inclusive, melhorar a sensibilização dos seus colaboradores para com o meio ambiente e todos os problemas que atualmente nos rodeiam, criando e melhorando os laços de companheirismo, através de atividades solidárias promovidas pelo Grupo. Neste âmbito, o compromisso da empresa para com o meio ambiente também foi cumprido, uma vez que se verificou a adoção de diversas com o intuito de prevenir e diminuir, de forma notória, a pegada ecológica do Grupo L’Oréal Portugal. Sendo que futuramente também seria interessante, perceber qual é o destino que as empresas dão aos seus resíduos, se aplicam ou não a economia circular nestes. Palavras-Chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, L’Oréal
This study's main objectives were to study and analyze a sustainable development model to be applied in the business sector. To this end, through a case study with the L'Óreal Group, it was intended to evaluate sustainability, from the development of its most basic form, to the specialized investment in sustainable real estate assets, demonstrating then the ability of a company to improve the contribution to sustainable development without affecting their business. A qualitative method was used to ascertain what objectives must be attained for this company to become a more sustainable business enterprise and whether it is capable of achieving the same or possibly better results by having specific criteria and being aware of sustainable development in its three dimensions: environmental, social and governmental. Therefore, qualitative data was collected, obtained either through interviews or through the analysis of the annual report of a company with criteria already implemented in the area of sustainability. In addition, the quantitative method was also used in order to obtain information through the analysis of several studies on sustainable development and its advantages for companies and, of course, for the environment. We then tried to obtain information that would show in a whole the development capacity of a company in all its aspects, and this was positive. We were able to see that although the Group seeks to improve its sustainable development, its core business has not been affected. In fact, they have managed to improve their employees' awareness of the environment and all the problems that currently surround us, creating and improving the bonds of companionship through solidarity activities promoted by the Group. Their goal towards the environment was also fulfilled, promoting several notable measures in order to prevent and reduce their ecological footprint on the environment. In the future it would also be interesting to understand what companies do with their waste, whether or not they apply the circular economy to it. Keywords: Sustainability, Sustainable Development, L’Oréal
Descrição: Orientação: Carlos Eduardo Capelo Ramos do Rosário
URI: http://hdl.handle.net/10437/13040
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Mestrado em Economia

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