Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/12910
Título: Um processo de terceirização da mão-de-obra na indústria petrolífera em Angola: estudo de caso na CabShip Services Ltd e CabGoc
Autores: Salomão, Pedro
Orientadores: Magalhães, Carla Marisa Rebelo de, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
CRISES ECONÓMICAS
INDÚSTRIA PETROLÍFERA
PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MANAGEMENT
ECONOMIC CRISIS
OIL INDUSTRY
DEVELOPING COUNTRIES
OUTSOURCING
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
Resumo: Na vertente empresarial as organizações necessitam de estar preparadas para as mudanças que o mercado global exige, mantendo os seus esforços focalizados nos seus objetivos principais, repassando para terceiros ou outsourcing o que não faz parte das suas atividades. O estudo tem como objetivo: i) analisar do impacto da Terceirização da mão-de-obra na indústria petrolífera em Angola, centrado no estudo de caso dos vínculos empresarias da CabShip services Ltd., com a multinacional Chevron através da sua subsidiária CABGOC em Cabinda; ii) avaliar as vantagens e desvantagens a fim de perceber as políticas de gestão do pessoal terceirizado e prestação de serviço logístico; iii) identificar e avaliar os riscos envolvidos na terceirização da mão-de-obra no setor logístico da indústria petrolífera, num país com extensos recursos de hidrocarbonetos. Para a sua concretização utilizamos o estudo de caso como guia das sucessivas etapas de recolha, análise e interpretação da informação e dos métodos qualitativo e quantitativo. Começamos a nossa investigação com a exposição do corpo teórico que nos guiou ao longo desta experiência académica. Focando no conceito de outsourcing, passando do geral aos casos particulares desta atividade económica no caso da logística e, dentro deste, do dos recursos humanos. Apresentamos o quadro legal a seguir na organização e na construção das empresas na área dos serviços e o funcionamento da subcontratação e terceirização das empresas locais. Seguidamente, apresentamos uma análise estatística detalhada dos dados da transição na gestão dos recursos humanos da multinacional CabGoc para a CabShip, nas três principais áreas de serviços. Concluímos que existe: a redução significativa dos encargos fixos com os Recursos Humanos nas duas empresas e, além disso, a transformação dos encargos fixos com trabalhadores para custos variáveis na CabGoc; a não diminuição de remuneração dos trabalhadores que passaram para a CabShip; o aumento da precariedade relativa dos contratos de trabalho; o acréscimo de autonomia, responsabilidade e desempenho dos serviços terceirizados; e a melhoria de desempenho nos serviços prestados. Estimámos a economia obtida para a CabGoc com a terceirização da logística, no período 2017-2020. Palavras-Chave: Crise económica mundial 2008-2009; Indústria Petrolífera; Países em vias de desenvolvimento; Terceirização de Serviços; Gestão de Recursos Humanos.
On the business side, organizations need to be prepared for the changes that the global market demands, keeping their efforts focused on their main objectives, passing on to third parties or outsourcing what is not part of their activities. The study aims to: i) analyze the socioeconomic impact of the labor outsourcing in the oil industry in Angola, focusing on the case study of the business ties between CabShip services Ltd and the multinational Chevron through its subsidiary CABGOC in Cabinda; ii) evaluate the advantages and disadvantages in order to understand the policies for the management of outsourced personnel and provision of logistical services; iii) to identify and evaluate the risks involved in the outsourcing of labor in the logistics sector of the oil industry in a country with extensive hydrocarbon resources. For its implementation we use the case study as a guide to the successive stages of collecting, analyzing and interpreting the information from qualitative and quantitative methods. We started our investigation with the exposition of the theoretical body that guided us throughout this academic experience. Focusing on the concept of outsourcing, moving from the general to the particular cases of this economic activity in the case of logistics and within this, that of human resources. We present the legal framework to follow in the organization and construction of companies in the area of services and the operation of subcontracting and outsourcing of local companies. Below, we present a detailed statistical analysis of the data on the transition in the management of human resources from the multinational CabGoc to CabShip in the three main service areas. We concluded: a significant reduction in the fixed charges with Human Resources in the two companies, and, in addition, the transformation of fixed charges with workers to variable costs at CabGoc; the non-reduction of the remuneration of the workers who transferred to CABSHIP; the increase in the relative precariousness of employment contracts; the increase in autonomy, responsibility and performance of outsourced services; performance improvement in services provided. We estimated the savings obtained for CabGoc with the outsourcing of logistics, in the period 2017-2020. Key words: World economic crisis 2008-2009; Oil industry; Developing countries; Service Outsourcing; Human resource Management.
Descrição: Orientação: Carla Marisa Rebelo Magalhães
URI: http://hdl.handle.net/10437/12910
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Mestrado em Gestão

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