Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/12833
Título: | Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Serpa |
Autores: | Nogueira, João Pedro Galamba |
Orientadores: | Henriques, João Jorge Comédias, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO INTERDISCIPLINARIDADE VISITAS DE ESTUDO INCLUSÃO ESCOLAR RECURSOS NATURAIS PHYSICAL EDUCATION SPORT INTERDISCIPLINARITY SCHOOL FIELD TRIPS SCHOOL INCLUSION NATURAL RESOURCES |
Resumo: | O estágio pedagógico em educação física é o momento mais importante na transição
de um professor entre a teoria e a prática, colocando em evidência todas as aprendizagens e
estudos realizados ao longo da sua formação.
O presente documento relata as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas nas
diferentes áreas do estágio realizado na Escola Secundária de Serpa. Na área da lecionação
foram criadas condições para a inclusão de um aluno com NEE através de colegas facilitadores
de integração e aprendizagem. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar
desenvolvido na temática da educação ambiental, que levou a uma maior aproximação dos
alunos aos recursos naturais do concelho, aproveitados para a realização da saída de campo
caracterizada por um dia de multiatividades. No desporto escolar foi executado um programa
de treino pliométrico com o objetivo de desenvolver a força explosiva dos membros inferiores
das alunas do núcleo de voleibol. Quanto ao seminário foram formulados instrumentos para a
realização de saídas de campo anuais que potenciam os recursos envolventes, devolvendo essa
tradição ao agrupamento.
Este relatório finaliza assim o mestrado em ensino da educação física, percurso
caracterizado pelas novas exigências de viver o mundo da educação em tempos de pandemia. The pedagogical internship in physical education is the most important moment for a teacher when it comes to the transition between theory and practice, emphasizing all learning experiences and studies performed throughout his academic path. This document reports the pedagogical choices and decisions made in the different areas of the internship performed at Escola Secundária de Serpa. In the teaching area, conditions were created for the inclusion of a student with special educational needs, through integration and learning with other students. In class management, the interdisciplinary project developed with the theme of environmental education stands out, which brought students closer to the natural resources of the surrounding area that were used to carry out the field trip, characterized by a day of multi-activities. In school sports, a plyometric training program was developed with the aim of developing the explosive strength of the lower limbs of the students from the volleyball team. As for the seminar, instruments were formulated to hold annual field trips that enhance the natural resources of the surrounding areas, bringing back this tradition to the group. This report concludes the master’s degree in teaching physical education, a path characterized by the new demands of living in the world of education during a pandemic. |
Descrição: | Orientação: João Comédias Henriques, João Pedro Marques |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/12833 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VF_NOGUEIRA_JOÃO_MEEFEBS_2021_1de1.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.