Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/12833
Título: Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Serpa
Autores: Nogueira, João Pedro Galamba
Orientadores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
INTERDISCIPLINARIDADE
VISITAS DE ESTUDO
INCLUSÃO ESCOLAR
RECURSOS NATURAIS
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
INTERDISCIPLINARITY
SCHOOL FIELD TRIPS
SCHOOL INCLUSION
NATURAL RESOURCES
Resumo: O estágio pedagógico em educação física é o momento mais importante na transição de um professor entre a teoria e a prática, colocando em evidência todas as aprendizagens e estudos realizados ao longo da sua formação. O presente documento relata as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas nas diferentes áreas do estágio realizado na Escola Secundária de Serpa. Na área da lecionação foram criadas condições para a inclusão de um aluno com NEE através de colegas facilitadores de integração e aprendizagem. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar desenvolvido na temática da educação ambiental, que levou a uma maior aproximação dos alunos aos recursos naturais do concelho, aproveitados para a realização da saída de campo caracterizada por um dia de multiatividades. No desporto escolar foi executado um programa de treino pliométrico com o objetivo de desenvolver a força explosiva dos membros inferiores das alunas do núcleo de voleibol. Quanto ao seminário foram formulados instrumentos para a realização de saídas de campo anuais que potenciam os recursos envolventes, devolvendo essa tradição ao agrupamento. Este relatório finaliza assim o mestrado em ensino da educação física, percurso caracterizado pelas novas exigências de viver o mundo da educação em tempos de pandemia.
The pedagogical internship in physical education is the most important moment for a teacher when it comes to the transition between theory and practice, emphasizing all learning experiences and studies performed throughout his academic path. This document reports the pedagogical choices and decisions made in the different areas of the internship performed at Escola Secundária de Serpa. In the teaching area, conditions were created for the inclusion of a student with special educational needs, through integration and learning with other students. In class management, the interdisciplinary project developed with the theme of environmental education stands out, which brought students closer to the natural resources of the surrounding area that were used to carry out the field trip, characterized by a day of multi-activities. In school sports, a plyometric training program was developed with the aim of developing the explosive strength of the lower limbs of the students from the volleyball team. As for the seminar, instruments were formulated to hold annual field trips that enhance the natural resources of the surrounding areas, bringing back this tradition to the group. This report concludes the master’s degree in teaching physical education, a path characterized by the new demands of living in the world of education during a pandemic.
Descrição: Orientação: João Comédias Henriques, João Pedro Marques
URI: http://hdl.handle.net/10437/12833
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VF_NOGUEIRA_JOÃO_MEEFEBS_2021_1de1.pdfDissertação de Mestrado1.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.