Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/12831
Título: Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Colégio Valsassina
Autores: Tavares, Tiago Ramos
Orientadores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
INTERDISCIPLINARIDADE
ATIVIDADE FÍSICA
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
INTERDISCIPLINARITY
PHYSICAL ACTIVITY
Resumo: O presente documento retrata toda a reflexão e análise do processo de estágio pedagógico realizado no Colégio Valsassina, no ano letivo 2020/2021. O documento está dividido em 4 áreas de prática pedagógica: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, tendo sido as duas primeiras áreas focadas na mesma turma. No que concerne à Lecionação, o projeto principal está relacionado com uma estratégia de ensino, sendo esta um Torneio Escada de Voleibol condicionado por divisões. O principal objetivo do mesmo foi analisar o torneio escada como estratégia pedagógica. Desta forma, foram realizados dois torneios distintos, sendo um mais evoluído que o outro. Por fim, comparou-se os resultados da avaliação inicial com a avaliação final. Na Direção de Turma abordou-se a Interdisciplinaridade de Ensino, tendo havido uma forte ligação entre a Educação Física e a Cidadania e Desenvolvimento com o tema do Tempo de Ecrã e da Atividade Física. Assim, o objetivo foi que os alunos percebessem a importância que o máximo de tempo de ecrã recomendado é de duas horas diárias e que a Atividade Física é de sessenta minutos diários de intensidade moderada a vigorosa. Na área do desporto escolar, estudou -se a transmissão de valores através do Voleibol com o foco na competição. Para isso, potenciou-se uma melhoria nos alunos do Grupo-Equipa, no que diz respeito aos valores sociais e humanos que o desporto transmite e a criação de competição interna. Por último, no Seminário, à semelhança da Direção de Turma, desenvolveu-se o estudo da importância da intervenção do professor de Educação Física no Tempo de Ecrã dos alunos. Desta forma, foi apresentado um estudo à Direção, ao Gabinete de Educação Física e aos alunos sobre o Tempo de Ecrã e perceber a importância da Educação Física no combate ao sedentarismo, intervindo diretamente na Atividade Física e indiretamente no Tempo de Ecrã.
This document reflects all the reflection and analysis of the process of pedagogical internship carried out at the Colégio Valsassina in the academic year 2020/2021. The document is divided into the following areas of pedagogical practice: Teaching, Class Management, School Sports and Seminar; the first two areas having been focused on the same class. With regard to Teaching, the main project is related to a teaching strategy, which is a Ladder Volleyball Tournament conditioned by divisions. Its main objective was to analyze the ladder tournament as a teaching strategy. In this way two distinct tournaments were held, one more evolved than the other. Finally, the results of the initial evaluation were compared with the final evaluation. In the Class Management, the Teaching Interdisciplinarity was addressed, and there was a strong link between Physical Education and Citizenship and Development with the theme of Screen Time and Physical Activity. Thus, the aim was for students to understand the importance that the maximum recommended Screen Time is two hours daily and that Physical Activity is sixty minutes daily of moderate to vigorous intensity. In the school sports are (mas podes deixar Desporto Escolar em português acho), the transmission of values through Volleyball was studied with a focus on competition. For this, the Group-Team student's were encouraged to improve eith the social and human values that sport transmit and the creation of internal competition. Finally, in the Seminar, similarly to the Class Management, the study of the importance of the intervention of the Physical Education teacher in the students’ Screen Time was developed. In this way a study was presented to the school board, to the Physical Education Office and to the students about Screen Time and to understand the importance of Physical Education in the fight against sedentarism, intervening directly in Physical Activity and indirectly in Screen Time.
Descrição: Orientação: João Comédias Henriques ; coorientação: Miguel Pombeiro.
URI: http://hdl.handle.net/10437/12831
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VF_TAVARES_TIAGO_MEEFEBS_2022_1DE1.pdfDissertação de Mestrado11.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.