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http://hdl.handle.net/10437/12799
Título: | A voz da "ralé" : como se percebem os jovens dos meios populares do ensino médio frente às trajetórias e expectativas de escolarização percorridas |
Autores: | Figueirêdo, Luzinete da Silva |
Orientadores: | Teodoro, António, orient. |
Palavras-chave: | DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENSINO DESEJABILIDADE SOCIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION TEACHING SOCIAL DESIRABILITY |
Resumo: | A educação brasileira exige, a nível de reparação, uma educação de qualidade para todos depois
de mais de 300 anos de negação, tornando o processo de inclusão escolar uma realidade que
atende 81% dos jovens em situação de escolaridade. Dentro do vasto estado da arte sobre o
tema, apresenta-se aqui os “fracassados” (Benavente,1999), “oprimidos” (Freire, 2013),
“portadores de certificações vazias”(Kuenzer, 2005 ) e “ralé”(Souza, 2017), diferentes olhares
denunciantes sobre a situação de um mesmo objeto, os alunos dos meios populares no processo
de inclusão escolar no Brsil. Esta investigação teve como objetivo a escuta da Voz da “Ralé”,
para compreender como se percebem os jovens dos meios populares do Ensino Médio frente às
trajetórias e expectativas de escolarização percorridas. As vozes revelaram a importância da
educação para a vida, o despreparo para o mercado de trabalho e efetivação do ENEM, meios
pelos quais é possível alcançar uma vida melhor. Defende-se aqui a tese da “Pedagogia da
Desejabilidade Social”, na qual o aluno adentra a escola para ser bem aceito e respeitado pela
comunidade em que vive, uma resposta aos investimentos que neles são feitos, cientes que não
existirá uma aprendizagem significativa e nem reprovação, mas é de grande importância, pois
sem estudo não somos nada. Brazilian education requires, at the level of repair, a quality education for all after more than 300 years of denial, making the school inclusion process a reality that serves 81% of young people in schooling situations. Within the vast state of the art on the subject, here are presented the “failures" (Benavente, 1999), "oppressed" (Freire, 2013), "bearers of empty certifications" (Kuenzer, 2005 ) and "ralé" (Souza, 2017), different whistleblower looks at the situation of the This investigation aimed to listen to the Voice of "Ralé", to understand how young people from popular high school environments are perceived in the face of the trajectories and expectations of schooling traveled. The voices revealed the importance of education for life, unpreparedness for the labor market and the realization of ENEM, means by which it is possible to achieve a better life. The thesis of the "Pedagogy of Social Desirability" is defended here, in which the student enters the school to be well accepted and respected by the community in which he lives, a response to the investments that are made in them, aware that there will be no meaningful learning or failure, but it is of great importance, because without study we are nothing. |
Descrição: | Orientação: António Neves Duarte Teodoro |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/12799 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Teses de Doutoramento Doutoramento em Educação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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