Tenebrio molitor para alimentação humana: perceção dos consumidores no mercado português

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2021

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Resumo

Com a sobrepopulação e a insuficiência de alimento, aliadas à pressão sobre os já escassos recursos, a procura de alternativas mais sustentáveis para a alimentação humana é vital. Desta forma, os insetos surgem como uma das possibilidades mais viáveis face à sua elevada qualidade nutricional, sendo o Tenebrio molitor (TM) um dos insetos mais consumidos do mundo e um dos mais promissores para utilização industrial e produção comercial em larga escala. No entanto, a entomofagia é uma prática relativamente incomum em várias regiões do mundo, particularmente em países desenvolvidos como Portugal. Surge então a necessidade de estudar a aceitação de consumidores no mercado português relativamente a produtos alimentares contendo insetos edíveis. Para tal, elaborou-se um inquérito para avaliação da degustação de pão e pasta de azeitona feitos com farinha de TM por parte de visitantes da Feira Nacional de Agricultura 2021. Os principais resultados apontam para uma boa adesão aos produtos, tendo o sabor e o aspeto sido as propriedades mais e menos apreciadas, respetivamente. Sugere-se então que o desenvolvimento e produção de alimentos à base de insetos para inclusão no mercado português as tenham em conta de forma saudável, sustentável, e acessível, facilitada através da promoção de eventos especializados.
With overpopulation and food insufficiency, combined with the pressure on the already scarce resources, searching for more sustainable alternatives for human food is vital. Thus, insects appear as one of the most viable possibilities due to their high nutritional quality, with Tenebrio molitor (TM) being one of the most consumed insects in the world and one of the most promising for industrial use and commercial production on a large scale. However, entomophagy is a relatively uncommon practice in several regions of the world, particularly in developed countries such as Portugal. Hence, there is a need to study consumer acceptance in the Portuguese market for food products made with insects. To this end, a survey was carried out to assess the tasting of bread and olive paste made with TM flour by visitors to the Feira Nacional de Agricultura 2021. The main results point to a great adhesion to the products, with taste and appearance being the most and least appreciated properties, respectively. It is then suggested that the development and production of insect-based foods for inclusion in the Portuguese market take them into account in a healthy, sustainable, and affordable way, facilitated through the promotion of specialized events.

Descrição

Orientação: Sofia Varela van Harten

Palavras-chave

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIA, MEDICINA VETERINÁRIA, VETERINÁRIA, INSETOS, COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES, VETERINARY MEDICINE, INSECTS, CONSUMER BEHAVIOUR, PORTUGAL, ENTOMOFAGIA, ENTOMOPHAGY

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