Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/10392
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Maria Constança, orient.
dc.contributor.authorTacão, Sandra Valadas
dc.date.accessioned2020-08-06T12:35:35Z
dc.date.available2020-08-06T12:35:35Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/10392
dc.descriptionOrientação: Maria Constança Vasconcelospt
dc.description.abstractReconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas abordagens didáticas no ensino artístico o presente estudo explora as potencialidades do Livro Objeto como ferramenta pedagógica. A temática apresentada é resultante da prática de Ensino supervisionada no ensino Secundário em Artes Visuais. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo do Livro Objeto como instrumento de trabalho em sala de aula, de forma a desenvolver o potencial criativo, técnico e expressivo dos alunos. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-ação centrando-se esta na dimensão da aprendizagem, criatividade e parcerias entre escola e serviço educativo do museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Os dados recolhidos e analisados provêm da observação participante, dos portfolios dos alunos e dos inquéritos que lhes foram propostos. Os resultados deste projeto revelaram-se muito positivos quer a nível de competências adquiridas pelos alunos quer em termos de resultados obtidos. Com a presente investigação participativa e tendo por base o Livro Objeto pretendemos analisar e mostrar a importância da introdução de novas práticas e soluções artísticas no ensino das Artes e a importância da mediação e colaboração com instituições museológicas extraescolares.pt
dc.description.abstractRecognizing the importance of art and the need for new didactic approaches in artistic teaching, this study explores the potentialities of the Object Book as a pedagogical tool. The theme presented is the result of supervised teaching practice in Secondary Education in Visual Arts. The choice of the theme aims to deepen the study of the Object Book as a working tool in the classroom in order to develop the creative, technical and expressive potential of students. The subject was studied through an action research focusing on the dimension of learning, creativity and partnerships between school and educational service of the Calouste Gulbenkian Foundation museum. With the present participatory research based on the Object Book theme, we intend to analyze and show the importance of the introduction of new artistic practices and solutions in the teaching of the Arts.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOpt
dc.subjectENSINO DE ARTES VISUAISpt
dc.subjectARTES VISUAISpt
dc.subjectCRIATIVIDADEpt
dc.subjectENSINO DA ARTEpt
dc.subjectLIVROSpt
dc.subjectNARRATIVA VISUALpt
dc.subjectVISUAL ARTS TEACHINGen
dc.subjectVISUAL ARTSen
dc.subjectCREATIVITYen
dc.subjectTEACHING ARTen
dc.subjectBOOKSen
dc.subjectVISUAL NARRATIVEen
dc.titleNarrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artespt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid202503992pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SANDRA VALADAS TACÃO FINAL COM JÚRI.pdfDissertação de Mestrado3.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.