Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/10173
Título: Os currículos de formação inicial de professores: aproximações e distanciamentos em dois países europeus
Autores: Rodrigues, Filomena
Mogarro, Maria João
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCATION
CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS
ACADEMIC CURRICULA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TEACHERS EDUCATION
ESPAÇO EUROPEU DE EDUCAÇÃO
EUROPEAN SPACE OF EDUCATION
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PEDAGOGICAL PRACTICES
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: A implementação do processo de Bolonha veio introduzir alterações estruturais na formação inicial de professores. Os currículos de cursos de formação inicial de professores expressam essas novas configurações e a sua análise permite conhecer as competências que são privilegiadas pelas diferentes instituições de ensino superior. Com este estudo pretendemos compreender as semelhanças e diferenças dos currículos de formação inicial de professores nos cursos que habilitam para a docência, no ensino secundário, de duas instituições de ensino superior, uma em Portugal e outra na Irlanda, tendo sido selecionada a área das ciências físicas e naturais. Neste sentido, utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, foi efetuada a análise qualitativa de conteúdo de documentos oficiais e institucionais, procurando-se compreender como se estruturam os referidos cursos e a importância que neles é atribuída à prática. Apesar destes programas se inserirem no Espaço Europeu de Ensino Superior e de serem fortemente definidos centralmente, conclui-se que existem diferenças na oferta formativa de ambas as instituições e na organização curricular da formação, sendo de realçar a acentuada discrepância do número de horas de prática em contexto escolar que um e outro contemplam.
The implementation of the Bologna process introduced structural changes in initial teacher education. The analysis of the curricula of initial teacher education programmes makes it possible to know the competences that are privileged by the different higher education institutions. This paper focuses on understanding the similarities and differences of the curricula of the initial teacher education programmes from two European higher education institutions, which educate secondary science teachers. Therefore, using a qualitative methodology of multiple case study, we analysed legal and institutional documents. This was done using a qualitative content analysis technique, which enabled us to comprehend and compare the structure of the previously mentioned programmes and the importance attributed to practicum. Despite the fact that they all are European initial teacher education programmes, which are strongly conditioned by central authorities, we conclude that there are differences in the educational offer and curricular structure in each institution. Moreover, it is also noteworthy the accentuated discrepancy of the number of hours teacher candidates spend in practicum in each programme.
La mise en place du processus de Bologne a introduit des changements structurels dans la formation initiale des enseignants. Les curriculums des cours de la formation initiale des enseignants expriment ces nouvelles configurations dont l’analyse nous permet de connaître quelles sont les compétences privilégiées par les différentes institutions de l’enseignement supérieur. Avec cette étude nous prétendons comprendre les similitudes et les différences des curriculums de la formation initiale des enseignants dans les cours qui qualifient pour l’enseignement du secondaire de deux institutions de l’enseignement supérieur, une du Portugal et une autre de l’Irlande, ayant été choisi le domaine des sciences physiques et naturelles. Ainsi, en utilisant une méthodologie qualitative d’étude de cas multiple, nous avons cherché à comprendre comment les cours furent structurés et l’importance qui y est attribuée à la pratique. Bien que ces cours soient insérés dans l’Espace Européen de l’Enseignement Supérieur et qu’ils soient bien définis au niveau central, on conclut qu’il existe des différences dans l’offre formatrice des deux institutions et dans l’organisation des programmes de la formation. Il faut souligner l’important décalage du nombre d’heures que l’un et l’autre prévoient pour la pratique en situation.
La implementación del proceso de Bolonia ha introducido cambios estructurales en la formación inicial de profesores. Los currículos de cursos de formación inicial de profesores expresan estas nuevas configuraciones y su análisis permite conocer las competencias que son privilegiadas por las diferentes instituciones de enseñanza superior. Con este estudio pretendemos comprender las similitudes y diferencias de los currículos de formación inicial de profesores de los cursos que habilitan para la docencia en la enseñanza secundaria de dos instituciones de enseñanza superior, una en Portugal y otra en Irlanda y se ha seleccionado el área de las ciencias físicas y naturales. En este sentido, utilizando una metodología cualitativa de estudio de caso múltiple, se efectuó el análisis cualitativo de contenido de documentos oficiales e institucionales, procurando comprender cómo se estructuran los referidos cursos y la importancia que en ellos se atribuye a la práctica. Aunque estos cursos pertenecen al Espacio Europeo de Educación Superior y se definen de forma centralizada, se concluye que existen diferencias en la oferta formativa de ambas instituciones y en la organización curricular de la formación, destacando la acentuada discrepancia del número de horas de práctica en el contexto escolar que uno y otro contemplan.
Descrição: Revista Lusófona de Educação
URI: http://hdl.handle.net/10437/10173
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 46 (2020)

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